segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOTO? PEGA QUALQUER UMA AÍ

 
Pra ser Jornalista, Jornalista de verdade tem que possuir alguns requisitos. Um deles, que nós defendemos com "unhas e dentes" é o Diploma do Curso de Jornalismo oferecido pela UFPB. Condição inegociável. Quem quiser que faça estripolias (ou estripulias, como queiram), tente gritar que não é preciso, que o Curso não forma um jornalista. Tudo isso, preste bem atenção, é desculpa de quem não se formou num curso superior, ou fez outro qualquer e acha que pode ser Jornalista. Tentam esconder frustrações pelo fato de não terem passado pelas mãos de grandes professores que ensinam o que é e como se faz o verdadeiro Jornalismo. Questões à parte, para se tornar um Jornalista e não apenas um digitador, temos que saber o mínimo de fotografia. Nesse quesito, tem gente que está precisando, urgentemente, ir ao oftalmologista para conseguir ver a própria foto que usa em suas postagens. É o caso da matéria acima, no site da UFPB. Dá pra notar que quem fotografou estava muito preocupado com a tinta na parede em vez de capturar as figuras principais da matéria. Deve ter sido na base do "pega qualquer uma aí". E dizem que por lá tem professor de fotografia. Será? Chama o retratista Jorge Tadeu (personagem de Fábio Jr. na novela Pedra Sobre Pedra.). Santo Google. Ufa. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

VERGONHA EM REDE NACIONAL, AO VIVO

05 de agosto de 2015: 430 anos da capital paraibana. Todo mundo querendo parabenizar João Pessoa, as produções das emissoras locais se desdobrando para caprichar nas pautas. Até aí tudo bem. Cumprimos o dever de casa. Mas, aí nos aparece o SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DA PARAÍBA, em rede nacional, ao lado de Fátima Bernardes, no programa Encontro da Rede Globo e... e nada. Começa a falar, vai cantar e... (em pleno ANIVERSÁRIO DE 430 ANOS DA NOSSA CAPITAL), nada. Se dirige para uma cadeirinha de bar com seu violão, e... é salvo no meio do caminho por alguém da produção que buzinou no ouvido de Fátima Bernardes que hoje, 05 de agosto de 2015 É O ANIVERSÁRIO DA 3ª CIDADE MAIS ANTIGA DO BRASIL: JOÃO PESSOA. Sr. secretário de Cultura ao ser pego de surpresa pela santa salvadora Fátima, diz algumas poucas palavras soltas sem pé e sem cabeça. Vergonha para nós telespectadores que comemoramos mais uma data de fundação da nossa Capital. A quem de direito, por favor avise ao sr. secretário de Cultura da Paraíba o que representa esta data. Pois não é que, ano passado, algum desavisado da nossa pobre imprensa pobre alardeou que este cidadão seria cotado para ministro da Cultura do Brasil. Qual o cacife? Em tempo: quais projetos existem nessa secretaria que o sr. Chico Cezar "toma conta" há 5 anos? Terá o nosso secretário passado por uma amnésia histórico-cultural ao esquecer do aniversário de João Pessoa quando neste mesmo dia o patrão dele inaugura o teatro do Centro de Convenções? O gaiato de plantão grita lá da copa: cantou duas músicas meia boca dessas que a gente ouve só pra não desagradar o amigo. E é porque o nosso secretário é formado em Jornalismo.  Estamos de olho e com vergonha!!!

Em tempo: Chico Cezar não é mais secretário de Cultura da Paraíba. Mas, isso muda em nada a tristeza de ele não ter lembrado, em rede nacional, da cidade que o acolheu