segunda-feira, 30 de abril de 2012

HONESTIDADE INCOMODA

Há quem defenda o estudo em que Jesus não fez exatamente o que muitos dizem a respeito da sua entrada na Templo (Marcos 11:15-17).  Alguns se referem a uma possível raiva de Jesus que saiu quebrando tudo expulsando todos do templo e por aí vai. Mas há quem diga que Jesus como pacifista que era jamais tomaria uma atitude explicitamente humana. Esses estudiosos dizem que a força moral e a superioridade de Jesus, já alardeada na sociedade da época, eram tão fortes que aqueles que praticavam atos ilícitos na Igreja, simplesmente se sentiram mal com a proximidade do Cristo e incomodados saíram do recinto. Mas qual o motivo de trazermos tal estudo para nossas postagens? Guardadas as devidas proporções, essa tese de a honestidade e de a moral incomodarem alguns foi o que pairou no ar nas ondas radiofônicas, aqui em João Pessoa no momento em que um velho jornalista desabafou fazendo um relato da sua história de não-envolvimento com políticos, mesmo já recebendo propostas tentadoras para isso. Tal desabafo foi uma reação a acusações de tuiteiros que insinuaram ter o jornalista alguma assessoria política. Após a fala do jornalista pudemos sentir, apesar de não estarmos no estúdio, um certo silencio entre os colegas com tamanha firmeza e limpeza de posicionamento daquele que, naquele momento, usou os microfones para um desabafo o qual destoava um pouco da corriqueira linha editorial da emissora o que valeu também o pedido de desculpas do jornalista em "sessão de descarrego" terapêutico. O silêncio e as palavras que se seguiram nos fizeram pensar a respeito de como a profissão jornalística pode sobreviver às tentadoras tetas políticas ou mesmo governamentais. Não é surpresa pra ninguém que jornalistas, radialistas, comunicadores estejam presos monetariamente a algum político. Surpresa, para nós, é ouvir o desabafo de um jornalista que em décadas de profissão não se deixou embriagar por falácias partidárias nem se deixou submeter a um direcionamento de suas ideias. Aos nossos colegas que não seriam leais caso tivessem a mesma atitude do velho jornalista fica o sentimento de que a honestidade incomoda. Estamos de olho!!!

NEM SÍLVIO SANTOS

O que assistimos sábado passado pela segunda semana seguida, na afiliada do SBT em João Pessoa, foi coisa que nem o próprio Sílvio Santos, que é mestre em bagunçar a programação da emissora dele, conseguiria imaginar. O experts da TV Tambaú fizeram a “proeza” de começar o Caso de Polícia, interrompê-lo no meio para a veiculação de outro programa; o Panorama, para após seu término o Caso de Polícia ser retomado. Além de uma falta de respeito para com o telespectador, tal façanha, revela atitudes que nem mesmo a TV Alex Master que com toda sua improvisação pratica. Como o Panorama é apresentado pela primeira dama do nosso estado esta aí a explicação para a desagradável interrupção do programa policial da TV Tambaú. Será um vale tudo para abocanhar parte da bagatela de R$ 23 milhões que Secom estadual recebeu semana passada? Essa insanidade é para ficar gravada nas literaturas de como não se fazer televisão. Estamos de olho e perplexos.

O LIMITE JORNALÍSTICO

Há algumas semanas vimos o uso da arma Taser no nosso colega de profissão Ainoã Gemendo Geminiano. Aquilo já foi uma extrapolação do ser jornalista afinal a notícia não pode ter o jornalista como assunto provocado por ele mesmo. Talvez alguns colegas ainda se lembrem da “geladeira” imposta pela Rede Globo de Televisão a Francisco José quando este se fez trocar por uma pessoa seqüestrada o que mudou o foco da notícia. A partir daquele momento todos queriam saber de Francisco José como sequestrado e não mais como o repórter que deveria relatar o fato em andamento. Voltando à recém atitude condenável de Ainoã, semana passada o aprendiz de apresentador Fábio Joãograndão Araújo se deixou submeter ao mesmo teste com o Taser mesmo sendo de conhecimento de todos os perigos que esta arma possui em ralação ao coração de um ser humano. Mais uma insanidade foi vista pelos telespectadores da Tambaú sábado passado no momento em que o mesmo apresentador se submeteu a encanações próprias e devidamente estudadas por dublês de cinema. Fábio se deixou simular num atropelamento sem que ele mesmo e o motorista ator tenham treinamento para isso. Ao que parece alguns colegas nossos estão precisando reaprender o que é o limite jornalístico. Além de toda esses “desvarios” jornalísticos o que nos causou surpresa também foi assistir ao replay do Taser sendo usado em Fábio com imagens tão ruins que nos faz pensar que a TV Tambaú não tem arquivo próprio se utilizando de capturas do youtube. Será? Estamos de olho!!!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SITE DA CBN ESQUECIDO

Não tem jeito mesmo. O pessoal da CBN João Pessoa anda desleixado com o próprio site da emissora. Em plena sexta-feira dia 27, o destaque ainda é o do dia 24. A rádio no ar vai até bem para os poucos meses de funcionamento no novo prefixo, mas como estamos atentos aos detalhes não poderíamos deixar passar esse esquecimento que vem se repetindo na renovação das notícias no site da emissora. Quem será o (ir)responsável pelo pobre e desprezado site da Rádio CBN João Pessoa? Até em termos de rádio, nós do Bucho Furado, podemos dizer que estamos de olho!!!

FESTA ADIADA

Apesar de todo alarde feito pelos corredores da UFPB sobre a inauguração da TV Virtual UFPB que deixaria de ser virtual para ser real a partir desta sexta, nós do Bucho Furado lamentamos pelo não acontecimento da festa anunciada por nós esta semana. É que assim como a própria TV Virtual UFPB, a promessa da festa, pelo jeito, também era virtual. Segundo soubemos, por telefone, a festa foi adiada sem data marcada por enquanto. Até para fazer política com uma festa conseguiram não fazer. Ou alguém tem dúvida a respeito? O canal existe, o transmissor existe já foi instalado, mas... sempre tem um mas pelas bandas da TV da Universidade Federal da Paraíba. Até o canal 22 que existe na NET para transmitir o sinal está sem veicular nada desde o ano passado. Como somos muito bem informados e a festa realmente estava para acontecer, soubemos pelos corredores do Decom que o cancelamento da festa de inauguração da TV Virtual UFPB deve-se a um problema apresentado no setor de operações financeiras, ou seja, falta de dinheiro mesmo. Bem que essa falta foi providencial já que ninguém em sã consciência faria uma inauguração de uma emissora de tv ou rádio sem ligar o transmissor e sem fazer vários testes antes. Para isso existe aquela conhecida fase experimental. Estamos de olho e aguardando nosso convite para a tal festa com data (des)marcada. E não adianta nenhum engraçadinho postar comentário desdizendo a gente pois toda imprensa sabe que quando a gente posta é porque o negócio existe.

terça-feira, 24 de abril de 2012

NINGUÉM LEMBRA DO RÁDIO

Na era da informática o cidadão comum se vê tão “fuzilado” pelas novas mídias que até mesmo nossos colegas jornalistas não lembram ou não dão o devido crédito ao meio que ainda é o mais rápido para disseminar a informação: o rádio. Como estávamos sintonizados na CBN João Pessoa, que opera na frequência de 920 khz, na manhã desta terça, às 9h05 pudemos ouvir a fala do presidente do Diretório dos Estudantes de Areia, o sr. Diego Almeida quando este falava sobre o protesto da comunidade acadêmica por melhores condições de trabalho, estudo e moradia no campus da UFPB no município de Areia. Feita esta explanação vamos ao que realmente nos trouxe a esse texto. Foi a rádio CBN João Pessoa que deu em primeira mão tal fato, mas o que vemos no site da captura acima é como se o portal Correio fosse o primeiro a dar a informação. Se o pessoal do site ufpbmais tivesse mais ligado nos meios de comunicação poderiam, além de dar a referência ao portal Correio, ter o cuidado de ampliar o impacto da notícia creditando a quem de direito a primazia em informar. E não é que até o portal G1paraiba deu a notícia depois da CBN, emissora do mesmo grupo, bem depois da rádio por volta das 11h? É o meio rádio sendo meio desprezado, apesar de ser ele o mais ágil meio de comunicação. Para o meio radiofônico o aparelho de celular é um transmissor à disposição de um bom repórter para revelar o fato logo após  acontecido ou mesmo enquanto se revela. Em muitos casos, hoje, são as nossas rádios que pautam emissoras de tv e portais de notícias, porém sem receberem os devidos créditos. Estamos de ouvidos ligados!!!

TEM ALGO A MAIS NA TV PARAIBANA

Foi bom poder assistir ao debate na TV Alex Master com os reitoráveis da Universidade Federal da Paraíba. Constata-se o que muitos sabem, mas não põem em prática: existe algo a mais além da política partidária em nosso estado. Fez certo a direção da TV Master em substituir o Conexão Master dessa segunda-feira para promover o encontro entre os candidatos à Reitoria da UFPB. Os professores presentes puderam apresentar suas propostas e seus posicionamentos em relação a uma instituição que tem o poder de influenciar todo estado da Paraíba e no caso de certas pesquisas, como pudemos ver recentemente no Globo Repórter com a planta Milona que é pesquisada no CCS - Centro de Ciências da Saúde que inclusive tem uma das candidatas, professora Margareth, engajada na equipe dessa pesquisa, ter o alcance internacional no combate ao mal da Asma. O professor Luis Renato, a professora Lúcia Guerra, o professor Otávio Machado, o professor José Rodrigues e a professora Margareth Diniz se portaram de maneira que toda sociedade universitária teve a oportunidade de sentir quem está mais preparado para dirigir a UFPB nos próximos quatro anos. Mais uma vez a TV Master deu exemplo, a toda imprensa paraibana, que existem assuntos muito mais além dos que nós somos obrigados a presenciar em nossos meios televisivos diariamente. Nos causou estranheza, acompanhando o twitter, uma enxurrada de críticas direcionadas à professora Margareth deixando, no ar, uma nuvem de suspeita como se algo fosse planejado para desqualificá-la. Afinal por que tantas críticas a apenas um dos candidatos no twitter? Pesquisando alguns endereços, na rede social, descobrimos que alguns foram criados minutos antes do debate pois não tinham nenhum seguidor e só serviram para produzir palavras deselegantes à candidata Margareth. Se na campanha da UFPB o nível está assim, imaginemos o que vem por aí com a campanha pra prefeito este ano. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

MATANDO A VOGAL "E"

Não é novidade pra ninguém as influências sulistas nos locutores, apresentadores, repórteres do nordeste. É um chiado aqui e outro acolá só pra disfarçar, ou mesmo negar, o sangue nordestino e, mais especificamente, o paraibano. O baiano e o pernambucano já têm um pé no Rio de Janeiro com seus chiados que até confundem eles mesmos. Mas o que nos causa mais impressão é a mudança do som da vogal "e" sendo substituído pelo som da semi-vogal "ê". Neste sábado pudemos sentir o desconforto dessa influência sulista ao ouvirmos nossa colega Meire AlvesMiudezas reproduzir o nome 'Nevinha' como se esse nome tivesse o "e" da primeira sílaba com um acento circunflexo passando a ter o fonema fechado com um "ê". Onde será que nossa colega Meire foi achar esse Nêvinha (acento nosso para reproduzir o som da repórter)? Caso o andar da carruagem venha seguido dessas influências, a vogal "e" estará seriamente condenada ao esquecimento. Para demonstrar esse deslize, vamos trazer algumas palavras que poderão ter seus fonemas alterados pela má influência linguística do sul. Que tal dizer "papêl" em vez de "papel" com o som aberto? Que tal falarmos "pêrna" em lugar de "perna"? E se nos deixarmos influenciar pela necessidade de querer se esconder por trás dos sons pasteurizados do sul, nós jornalistas, seremos "êspêcialistas" em carioquês tupiniquim apagando cada vez mais nossa nordestinidade (nordêstinidade não). Antes que algum engraçadinho venha nos criticar, como somos estudados, sabemos que se deve ter pelo menos uma linha a seguir, porém em nome da boa dicção, mas sem perdermos a nossa identidade. Estamos de olho e em defesa da nossa origem e do Português correto.

A PARCIALIDADE NO PARAÍBA JÁ

Esperamos semanas para postar essa nossa observação. Essa TV Paraíba Já, pelo jeito, tem algum problema com a edição de seus vídeos há várias semanas pois Estelizabel não sai do detalhe. Alguém poderia até suspeitar dessa demora com a pré-candidata do PSB à prefeitura de João Pessoa, mas seria pura maldade. Todos sabem que nossos jornalistas não são tendenciosos e nesse caso, tão explícito, claro que não seria intenção dos proprietários do portal ParaíbaJá deixar a pré-candidata governista em exposição tanto tempo tendo uma leve vantagem sobre os demais concorrentes.  Não. O portal é, entre tantos na Paraíba, mais um portal de notícias que tem apenas o bom propósito de informar a nossa população com a boa e correta notícia. Vamos apelar para nossa inocência para analisarmos este vídeo que insiste em não ser substituído. Em termos de tv tudo nos faz crer que seria o ineditismo de uma tv de um vídeo só. Estamos de olho!!!

ESCORREGADAS DE FIM DE SEMANA



Deixamos a cargo dos nossos leitores as conclusões dessas escorregadas dos nossos colegas de profissão. Tem a união dos inimigos singular e plural, uma crucificação influenciada pelo som da cruz, concordância errada de todo tipo e até crase antes de palavra masculina o que é inconcebível. Que alguém tenha o cuidado de seguir a reza dos inúmeros santos protetores do correto uso da nossa Língua em João Pessoa. Vamos citar apenas alguns: Francelino Soares, Yuri e Zarinha. Podem procurar também Arturo ou o professor Trindade. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

FREIO DE MÃO PUXADO NA TAMBAÚ

A era Valdez, na Tambaú, entrou hoje em turbulência com rajadas de ventos por todos os lados. Acreditamos até que nos próximos dias, semanas ou meses o tempo estará sujeito a nuvens carregadas e prontas para provocar raios e trovões pelos corredores da afiliada do SBT em João Pessoa. Para explicitar melhor vamos transcrever parte da conversa, nada amigável, que o novo diretor de jornalismo da TV Tambaú, José Valdez juntamente com o sr. Fernando Santana da Operação, teve com alguns funcionários da produção da tv na manhã desta sexta.

- Gostaria de dizer a vocês que eu vim da Correio e da Cabo Branco e pretendo fazer algumas modificações por aqui. Aviso logo que o Caso de Polícia e o Feminíssima serão veiculados aos sábados, ao vivo, a partir de amanhã.
- Valdez... Gostaria de dizer pra você que ninguém vai fazer nada até que haja uma reunião que estamos pedindo, desde o ano passado, com o superintendente galã. Ele passa por nós e faz de conta que a gente nem existe.
- Quem é você mesmo?
- Sou o cara que faz foco, liga a luz e deixa o estúdio pronto pra que tudo saia quase bem.
- Você chegou aqui agora Valdez e fique sabendo que ninguém vai fazer nada enquanto não tivermos melhores condições de trabalho, aumento salarial e outras coisas que há muito tempo não se resolve aqui.
- Mas, mas, mas... Fernando você tem alguma coisa pra falar?
- Bom pessoal. É bom saber que assim como são as pessoas também são as criaturas... e...

Silêncio no estúdio entre caras pálidas e desbotadas diante de tão enfático e seguro posicionamento dos funcionários da TV Tambaú. E com uma voz daquelas de Cid Moreira encerramos nossa obra de quase ficção assim:
Será que José Valdez conseguirá implantar o Caso de Polícia e o Feminíssima aos sábados? A harmonia voltará a reinar nas dependências da Tambaú? Quem apagará a luz do estúdio? Quem é a bruxa do prefixo? Aguarde cenas dos próximos capítulos neste Bat Blog. Estamos de olho!!!

INAUGURAÇÃO À VISTA

É com imenso prazer que nós deste humilde blog, o Bucho Furado, noticiamos que dia 27 de abril acontecerá uma grande festa de lançamento da mais esperada emissora de tv do nosso estado que é a, hoje, TV Virtual UFPB que deixará de ser virtual e terá, até que enfim, seu sinal em canal aberto, mesmo porque o fechado não existe há quase um ano. Essa notícia, certamente, mexerá com toda imprensa paraibana e até mesmo nacional já que sempre que se abre uma emissora de tv, a rede que cede o sinal também faz reportagem a respeito mostrando sua expansão. Como jornalista gosta mesmo de uma boca livre, nessa festa de lançamento do canal 43 da TV UFPB deverá estar toda classe para prestigiar tal feito. Essa notícia, da festa, nos chegou através de mensagem após noticiarmos a aquisição de uma Kombi para equipe de reportagem da TV. Dá pra acreditar que a TV Virtual UFPB deve sair, em breve, das ondas mentais dos seus dirigentes para, dessa vez, passar a existir, como se diz no interior, “na vera”. “Na brinca” é o que presenciamos até hoje. Será que vão trocar o slogan da TV Virtual UFPB que foi batizada pelos corredores do Departamento de Comunicação como: TV UFPB – A tv que não se vê? E atenção toda imprensa paraibana para os convites que deverão chegar a qualquer momento. O gaiato de plantão grita lá da copa: essa inauguração tá parecendo coisa de campanha eleitoral da Reitoria com essa pressa toda sem nem submeter a tv à fase de experiência. Se inaugura uma emissora de rádio ou tv antes de testar os equipamentos? Estamos de olho e aguardando os convites para toda equipe de bisbilhoteiros do wikileaks da imprensa: nós aqui.

TATEANDO NO SISTEMA CANJIQUINHA

Causou surpresa a toda classe jornalística a primeira visita da nova secretária de Comunicação do estado Tatiana Domiciano ao grupo Paraíba de Comunicação. Não é segredo nenhum que as emissoras do grupo se posicionam, desde ano passado, com um jornalismo mais incisivo em cima das ações do governo estadual e municipal. Mas o que poderá significar tal visita? Privilégio por ser o maior sistema de comunicação da Paraíba? Carinho da secretária para com o sistema com o intuito de tentar, quem sabe, convencer seus dirigentes para uma leve modificação na linha editorial? Com o recente enxerto de capital na Secom, esta semana, não seria surpresa um estreitamento de laços num futuro próximo com o sistema Canjiquinha. Pelo jeito a secretária Tatiana começou tateando bem em seu primeiro contato oficial com a nossa sofrida imprensa. Estamos de olho!!!

PREFEITO DO CONDE E SUA LÍNGUA SOLTA

Quem pode ouvir o prefeito do Conde em sua peregrinação pelas emissoras de rádio de João Pessoa, nesta quinta, constatou que boa parte da nossa imprensa sobrevive nas tetas dos governos que se instalam a cada quatro anos, seja municipal ou estadual. Ao se queixar de adjetivos usados contra ele, por parte da imprensa, o prefeito Aluísio Régis disparou sua tristeza para com alguns jornalistas que aceitam uma assessoria de comunicação do município, mas não cumprem seu papel de escudeiro quando estão nos microfones das rádios permitindo que seu chefe seja mal falado. E para quem falar mal do prefeito do Conde, o mesmo prometeu usar a chibata e dar uma surra. Usamos escudeiro porque foi esse o sentimento que Aluísio Régis deixou transparecer, em suas palavras, quando se referiu a alguns jornalistas que ele sustenta com cargos de assessores na prefeitura do Conde. Tipo pagar para fazer defesa e não para divulgar o município. O que será que o prefeito Aluísio Régis acha que um jornalista faz? Treino de MMA? Se ele acha isso é porque deixaram que ele pensasse assim quando se submeteram a tão medieval chefe. Estamos de olho e ainda mais decepcionados com nossa imprensa. Bom mesmo foi ouvir nosso colega Welington Farias dizer que “desafiava qualquer prefeito ou político dizer que ele, Welington, prestava assessoria, serviço a qualquer um”. Nosso outro colega Fabiano Gomes também ensaiou seguir as palavras de Welington, mas ficou meio perdido sem conseguir ser tão enfático quanto o companheiro de estúdio. Por que será? Como jornalista é todo melindroso, quando se vê questionado, não vamos nem citar os nomes que o prefeito saiu dissecando pelos microfones das rádios nesta quinta. Quem estava sintonizado ouviu. Ao terminar sua entrevista tragicômica na 98FM, o prefeito gladiador teve que ouvir as duras palavras de Heron Cid quando este disse que nem o prefeito, nem ninguém podia entrar num estúdio para agredir ninguém. O prefeito ouviu tudo, do outro lado do vidro do estúdio, todo quietinho.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A PARCIALIDADE DO WSCOM

Não é de hoje que a imprensa paraibana dá exemplos de tendência explícita, principalmente, envolvida com alguma eleição. Depois de visualizarmos algumas postagens a respeito da sucessão na reitoria, da Universidade Federal da Paraíba, começamos a desconfiar que o portal WSCom está, não tão disfarçadamente, fazendo divulgações em prol da candidatura apoiada pela própria Reitoria. Pelas nossas capturas dá pra notar que a candidata Lúcia, apoiada pelo atual Reitor, tem mais referências pela busca do portal e consequentemente mais aparições, seja por foto ou texto, que o professor Luís Renato, o professor Otávio Mendonça, o professor José Rodrigues, a professora Margareth Diniz. A foto da última postagem mostra até mesmo o candidato a vice na chama da situação; o professor Creão(seta). Qual seria o interesse do portal WSCom para com a sucessão na UFPB e mais explicitamente com a chapa situacionista? Felizmente não é assim que se aprende a fazer imprensa nas sofridas carteiras do Curso de Jornalismo da entidade, mas, infelizmente, é isso que muitos aprendem a fazer ao ingressarem no mercado de trabalho. Será que essa assessoria “gratuita” é permitida pela legislação eleitoral da UFPB? Será que a comissão eleitoral da entidade está atenta a esses “favorzinhos jornalísticos”? Os outros candidatos não teriam direito ao mesmo espaço não? Essas postagens foram capturadas somente este ano, mas já se faziam presentes no WSCom desde o ano passado. Estamos de olho!!!

NOVO PREFEITO DE JOÃO PESSOA

Pela captura que fizemos no portal de notícias FatosPB dá pra perceber que o prefeito de João Pessoa não é mais o pacato José Luciano Agra de Oliveira e sim o desconhecido Luciano Maia. Será que nossos colegas do  FatosPB, influenciados pela recente Lei incostitucional da Prefeitura de João Pessoa que versava sobre a substituição do cargo de prefeito, já estão contando com a desistência de Luciano Agra e já arranjaram esse Maia? Estamos de olho e aguardando a retificação do texto no portal.

terça-feira, 17 de abril de 2012

VIATURA NOVA NA TV VIRTUAL

Estávamos nós a procurar um assunto para o deleite dos nossos fiéis seguidores quando fomos surpreendidos pela foto, acima, da mais recente aquisição da TV Virtual UFPB, postada no twitter oficial da candidata a emissora de televisão em nossa capital. Conforme o título na tuitada, a TV Virtual da Universidade Federal da Paraíba adquiriu “novo carro de reportagem”: uma Kombi. Isso mesmo uma Kombi. Somente mesmo na UFPB, onde parece que de tv ninguém entende quase nada, se expõe uma Kombi como carro de reportagem deixando a entender que é uma grande aquisição. Atenção cabeças pensantes da entidade: Kombi em televisão não é para fazer reportagem e sim para carga; equipamentos. No máximo locomover pessoas em um espaço curto. Qual conforto que uma Kombi oferece para uma equipe de reportagem? Mas além, muito além do desconforto que nossos colegas da “TV” Virtual UFPB irão desfrutar o que mais nos chamou a atenção foi o joguinho dos muitos erros que destacamos acima na foto divulgada via twitter. Atenção para os destaques:
1 – Canal 22 da Net – Não veicula nada local desde o ano passado, somente sinal de satélite.
2 – Canal 43 – Já tentamos sintonizar várias vezes sem sucesso. Não está no ar.
3 – A logomarca da TV Brasil, que vai ceder o canal para a UFPB, está posicionada de forma errada. Todo mundo sabe que uma marca deve ser preservada em todos os aspectos. Menos os experts da “TV” Virtual UFPB que deram uma leve girada na marca antes de colarem na lateral da Kombi. O gaiato de plantão grita lá da copa: aguarde as surpresas que poderão vir quando, um dia, essa emissora estiver no ar. Pra ninguém achar que estamos pegando no pé e coisa e tal, por telefone, disfarçadamente, descobrimos que nem estúdio essa “TV” possui. Dizem que estão construindo. Pelas recentes construções na UFPB sabe-se lá quando termina. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

LIGAÇÃO TELEFÔNICA REVELA FALTA DE COMANDO

Email chegado na nossa caixa postal, neste domingo, trouxe o relato de uma tentativa de reunir uma equipe de reportagem neste fim de semana. O diretor pitizeiro ficou sem saber o que fazer com tantas recusas que ouviu de alguns repórteres. Nosso questionamento: afinal de contas quem manda e quem obedece pelas bandas do sistema Gregoriano? Abaixo o diálogo.
Ligação 1
- Se prepare para acompanhar a equipe pra fazer reportagem com o governador
- Não posso. Chame outro.
- Mas, mas, mas... Tá bom.
Ligação 2
- Você está onde?
- Estou aqui.
- Pois vou mandar a equipe pegar você pra acompanhar o governador em Bananeiras
- Esqueça já tenho compromisso. Eu não vou não.
Ligação 3
- Alô. Vá pra tv agora que uma equipe vai sair com você.
- E é pra onde?
- Pra fazer reportagem com o governador.
- Arranje outro. Posso não.
Ligação 4
- Alô cinegrafista? Vá sozinho com o assistente, faça as imagens e não esqueça de gravar sonora com o "homi".
- Sozinhos? Depois não reclame.
E foi assim que a Arapuan fez a reportagem que deve ir ao ar nesta segunda com a visita do governador a Bananeiras e outros municípios neste fim de semana. O por que de tantas recusas de alguns repórteres? Para preservar algumas assessorias preferimos não dar bandeira, ou seja, não revelar nada. Estamos de olho!!!

MOTIM À VISTA

Em uma certa empresa de comunicação da Paraíba alguns funcionários conversaram entre si e decidiram que, caso não haja algumas mudanças nas próximas semanas, irão redigir um relatório com uma lista de todas as deficiências, as falhas, os maus tratos, os gastos desnecessários, os salários defasados para alguns, além da decadência que sentem onde trabalham. Esse relatório, na realidade, deve insinuar um provável culpado pelos descaminhos que a empresa vem sentido há um certo tempo. Apesar de sabermos mais detalhes achamos por bem não revelarmos mais nada aguardando, inclusive, que esse relatório não seja necessário e os bons ventos soprem para a empresa e que tudo, que anda errado por lá, entre nos caminhos da satisfação profissional de todos os envolvidos. Estamos de olho!!!

ESCORREGADAS DE FIM DE SEMANA

Não é de hoje que destacamos a correria que se faz presente nas nossas redações. O pessoal do portal MaisPB conseguiu escrever um título que não dá pra decifrar em nada. O do Paraíba.com acredita que Veneziano contratou toda Campina Grande além de uma empresa e os nossos colegas do Informepb, um pouco desinformados quanto às regras gramaticais, retirou o acento da palavra "saúde". Não já basta a pobre da saúde já estar tão debilitada, em nosso estado, e ainda retiram o único acentozinho que ela possui? Estamos de olho!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ENSINANDO ERRADO

O comercial da Prefeitura de João Pessoa que se propõe a ensinar sobre segurança no trânsito mostra uma cena inadmissível principalmente dentro de um vídeo institucional educativo. Durante o comercial podemos ver, com clareza, um motoqueiro sem capacete e no detalhe mais acima um passageiro sem o equipamento de proteção. Precisa comentar? Se a intenção foi mostrar alguma irresponsabilidade como forma de alerta, mostraram da forma errada. Onde estava o guarda da STTrans parando os motoqueiros e mostrando a conduta errada com a imediata interrupção da viagem? As fotos, acima, capturamos do Portal FatosPB que também reportou a escorregada da agência de Publicidade que não se mostrou tão atenta aos detalhes. E por falar em detalhe, podiam pelo menos ter caprichado mais na aparência do ator que interpreta o Amarelinho. Pra uma autoridade de trânsito, o guarda tá mesmo é com cara de desleixado. Estamos de olho!!!

‘CONVERGÊNCIAS’ DO SISTEMA TAMBAÚ

Essa invenção de ‘mixar’ rádio e televisão como estão fazendo na Tambaú FM e na TV Tambáu, até agora, não se mostrou tão eficaz como queriam. Todo dia, praticamente, tem falha. E essa invenção de estarem fazendo convergências de mídias é tudo balela. Convergência é outra história. É só se colocarem na posição de ouvinte ou de telespectador que vão notar a existência de um vácuo nas transmissões. Como diz, reiteradamente, nosso colega Anco Márcio, o texto de rádio é um e o texto para televisão é outro. Ao veicularem uma reportagem da tv com o som na rádio quem vai creditar os entrevistados na rádio? Na tv temos o gerador de caractares. Esqueceram? Essa fórmula já foi testada e gasta pelo nosso colega Giovanni Meireles “engrenando” a TV Arapuan e a Arapuan FM. Não quisemos nem pesquisar de quem foi essa pobre ideia de transmitir o Tambaú Debate na rádio e na tv simultaneamente. Outra coisa: alguém, por favor, salve nosso ouvidos na Tambaú FM. Mesmo todo mundo sabendo do eco que se faz presente no estúdio da rádio ninguém resolve o problema? Josival Gaguejaeenrola Pereira, como não tem noção do uso do microfone, fica falando longe dele o que acentua ainda mais a reverberação que inunda o estúdio da rádio que quer ser de tv. Estamos de olho e já deixando de ouvir o horário do meio dia na Nova Tambáu FM.

ARAPUAN SEM PERSPECTIVAS

Uma inanição paira pelos corredores do sistema Gregoriano. Depois de tantas saídas de profissionais do ano passado pra cá, uma vontade de não fazer nada se irradia entre alguns profissionais que estão percebendo a “calmaria”, melhor dizer a paralisia, que existe na empresa. No segundo semestre de 2011 se alardeou o mês de março como marco para melhorias e investimentos, na Arapuan, na intenção de correr atrás dos índices de audiência perdidos durante o mesmo ano. Já estamos em abril e até agora nenhuma “luz no túnel” que sinalize alguma melhoria real na empresa. Estão apenas construindo novos estúdios o que não significa melhoria salarial, ou ainda pagamento de horas extras suprimidas por muitos mesmes. Nem só de tijolos novos e estúdios se faz uma tv de vergonha. Ao que parece, a desculpa, dada ano passado, serviu mesmo pra economizar em cima dos extras não pagos e salários sem aumento. Nada de anormal em se tratando do sistema Gregoriano. Vamos aguardar o resultado do Ibope pra saber que caminhos deverá trilhar a TV Arapuan. A rádio peão comenta que na redação, entre plumas, purpurinas e desencontros, não se tem muito esforço em melhorar as "produções" da casa, não. E o gaiato de plantão não perde a oportunidade pra declarar: as mentes pensantes de lá se preocupam em gastar dinheiro se deslocando pra Pernambuco atrás do Cirque du Soleil e esquecem de produzir material com as riquezas paraibanas. Cirque du Soleil todo mundo já viu no Fantástico. Haja criatividade. Estamos de olho!!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

MUITA GENTE FICOU TATEANDO

A recente escolha do secretário de comunicação do nosso estado pelo governador Ricardo Coutinho, além de ter colocado por água abaixo todas as especulações, deixou muitos alguns candidatos ao cargo com a cara de bebê sem consolo. De semi-letrados a formados o que se ouviu foi na realidade um silêncio com todas as expectativas idas por água abaixo com a substituição do jornalista Nonato Bandeira por Tatiana Domiciano. Tatiana que não tinha aparecido em nenhuma “lista” de pretendentes foi escolhida por RC por esta ser fiel aos seus propósitos e por despertar também a confiabilidade do gestor estadual. Pensando de forma racional qual a vantagem, para RC, em tirar um de seus escudeiros de algum sistema de comunicação para servi-lo como secretário de comunicação? Pra que tirar uma peça do tabuleiro que está a seu favor? Nenhum. Afinal todos que se acharam no direito de se colocarem na ‘lista’ da especulação pelo cargo de secretário de Comunicação da Paraíba já estão a serviço da comunicação paralela em favor das ações governamentais até de forma assumidamente não-criteriosa pondo em xeque a credibilidade que supõem possuir. O gaiato deste blog acha que Ricardo fez mesmo foi deixar muito desavisado esperançoso tatiano, ou seja tateando, durante o fim de semana, pelos ‘cantos’, com a “queda” do cargo que nunca tiveram. Ontem e hoje alguns foram vistos meio desamparados, sem acreditar na revelação acontecida em pleno dia da malhação do Judas. Será que já tem algum órfão querendo conjugar o verbo no gerúndio "tatiano" pelas bandas da secretaria de Comunicação? Estamos de olho!!!

INSTABILIDADE NA MIRAMAR FM

Corre pelos corredores da Miramar FM, 107,7Mhz, uma certa instabilidade. Coincidentemente após a saída do jornalista Nonato Bandeira, do cargo de secretário de Comunicação do Estado, a emissora tirou do ar todos os programa já no fim de semana passado e somente nesta terça alguns programas começaram a ser transmitidos novamente. Quando das portas fechadas só rolava música por lá. Coisa que há muito tempo não acontecia. Qual será a ligação entre a saída do secretário de Comunicação e essa incerteza que paira entre os não-contratados, pela  emissora, que exercem funções de comunicadores? Como a Miramar FM faz parte do sistema Gregoriano de Comunicação já dá pra imaginar a insegurança que corre pelos corredores de lá. Outra indagação que nos intriga é saber como é que tanta gente trabalha numa rádio sem a estabilidade contratual estabelecida pela CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas? Nesta terça ouvimos alguns comunicadores se desculpando dizendo que a rádio estava em manutenção. Alguém acredita? Estamos de ouvidos ligados!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

PLÁGIO E PROCESSO

 
A campanha do portal Tambaú 247 apresentando as figuras do nosso governador RC e de Zé Maranhão “juntos” além de ser uma cópia da campanha de lançamento Revista Politika, de propriedade do nosso colega Fabiano Gomes, ano passado, demonstrando falta de criatividade do pessoal do marketing da Tambaú. Fabiano poderia até reclamar os direitos autorais pelo plágio da campanha. Outro detalhe sobre essa campanha, é que um dos participantes não está nada satisfeito em ver sua foto nos outdoors espalhados pela cidade. Em entrevista numa rádio da capital, semana passada, o ex-governador José Maranhão disse que não gostou nada nada da campanha do portal Tambaú 247 e que pode processar os desprovidos de criatividade pela associação do seu nome com o arqui-rival político. Estamos de olho e bem informados!!!

NINGUÉM LEMBRA DO SITE

Mesmo com todo estresse da mudança nos programas da TV Tambaú, semana passada, com a saída de Val França e a chegada de Valdez para o comando do jornalismo, não dá pra desculpar o desprezo que o pessoal do marketing do Sistema Tambaú tem para com o site da TV. Após uma semana de muitas mudanças o site ainda apresenta Aldo Schueler e Josival Gagueja Pereira, juntos, no extinto recentemente Tambaú Notícias das 13h. Encontro que não acontece desde o ano passado. O Tambaú 247 mostra também o Plantão da Cidade, à noite, com o curtidor de férias Alexandre Coronago. Programa que deu lugar ao Tambaú Notícias. Será que ninguém, lá pelas bandas da Tambaú, se liga nas responsabilidades que envolvem uma mudança na programação de uma emissora de televisão? Essa não é a primeira vez que a gente presta essa “consultoria” para a Tambaú. Noutras ocasiões a gente já mostrou o desleixo que os responsáveis pelo site demonstram. Estamos de olho!!!

SITE DÁ AULA PARA ÓRFÃOS DE OSAMA

Onde será que o pessoal do portal Paraíba.com recebeu treinamento de terrorismo pra publicar e achar que um “lanche” explode? Isso só pode ter sido fruto de alguma escola da CIA ou mesmo de discípulos de Osama Bin Laden. Como o dito cujo já “morreu”, seus órfãos podem telefonar para a redação do portal Paraíba.com e descobrir como se confecciona um lanche tão perigoso. Até hoje só tínhamos conhecimento de lanches que explodiam no estômago e causavam estragos no intestino. Esse que explode e ainda pode deixar gente ferida nunca tínhamos ouvido falar e é porque sempre estamos de olho e ouvidos bem ligados.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA

Feliz Páscoa para todos os leitores e amigos do Blog Bucho Furado. Vamos aproveitar esse momento para relaxar e nos inspirar no exemplo que o Cristo Jesus deixou para toda humanidade. Estaremos de volta na segunda dia 09.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

IBOPE DESESTABILIZA RADIALISTAS

O recente resultado do Ibope em João Pessoa, atenção é apenas em João Pessoa e não na Paraíba como querem afirmar, deixou alguns colegas de imprensa desestabilizados, eufóricos. O que ouvimos nesta quarta, em algumas rádios, nada mais foi que um desrespeito ao ouvinte. Alguns radialistas ficaram só falando de resultado de pesquisa sem se dar conta que o ouvinte não quer ouvir bajulações e elogios próprios como quem quer se autoafirmar. Fabiano e sua turma na 98FM, por quase uma hora, perderam tanto tempo em jogar confete neles mesmos que parecia mais menino quando come mel e se lambuza. A mesma coisa aconteceu, em menor proporção e com mais respeito ao ouvinte, na Paraíba FM que teve grande aumento na audiência no pouco tempo que tem no ar. Voltando ao resultado da 98FM o que se vê hoje é um fruto do trabalho que Gutemberg vinha fazendo, anos atrás, e que hoje se consagra nas mãos de Fabiano, Heron e Welington Farias (quando Fabiano deixa ele falar). O resultado de Ibope se conquista com anos de trabalho. A rádio Correio é uma marca que vem se fazendo há anos e não podemos desprezar as promoções que a 98FM faz presenteando o ouvinte. O que se vê realmente nesta rádio é a compra da audiência segurando o ouvinte por meio de promoções com caminhões de presentes. Não que seja errado, afinal isso está se tornando mania entre as rádios. Tá bom da Paraíba FM fazer o mesmo. Uma coisa é certa: o público da 98 FM não é formado pelos funcionários públicos do nosso Estado. Precisa explicar? Indagação: o que Fabiano Faltando Gomes tem que não esquece Gutemberg, Verônica Guerra, Nilvan, Cacá Barbosa? Parece até uma sina ou mesmo uma 'paixão recolhida' pelos colegas que se foram e esqueceram dele. O futuro secretário de Comunicação do governo RC sempre que pode se manifesta no twitter pra chamar a atenção de seus ex-colegas de rádio. Fica até especulando e afirmando que seus ex-colegas fazem parte do Bucho Furado. Fazem não Fabiano. Mesmo assim temos isso como elogio já que Verônica Guerra e os demais possuem inteligência invejável. Estamos de olhos e ouvidos ligados!!! E não é que o gaiato de plantão, deste blog, saiu com essa: o que vale mais? Uma “tuia” de gente ou um público qualificado com menos (ops! não é menas viu Fabiano) gente, mas mais qualificado?

E O IBOPE... SAIU

Saiu o resultado tão esperado dos últimos índices de audiência de rádio na nossa capital. Mais uma vez deu a 98FM em primeiro. Nada de anormal tendo em vista todo investimento que se faz no Sistema Correio para se manter à frente das demais. O trio Fabiano, Heron e Welington Farias, o Fodinha, vem num "encaixe" difícil de se bater. Não dá nem pra comentar o resto. Mas o que mais nos chamou atenção foi o fato, já previsível, de a Tambaú FM estar no primeiro lugar entre as classes A e B, ou seja, a Tambaú deixou pra trás a Cabo Branco FM e a Tabajara FM que se possuem programação semelhante. Já era previsível porque as programações da Cabo Branco e da Tabajara não se renovaram em nada. E tem mais. As duas emissoras, de um tempo pra cá, estão copiando a linha da Nova Tambaú FM veiculando grandes sucessos em versões diferentes. Essa inovação deve-se aos radialistas Evangê Costa e Yvson Lima; responsáveis pela programação da Tambaú FM. Ainda sobre a Tambaú FM podemos nos utilizar dos recentes índices de audiência para frisar o seguinte: o horário do meio dia da emissora, insistindo em veicular o Tambaú Debate, nada mais é que uma “bola fora” afinal é nesse horário que as outras dão de capote na Tambaú FM. É só fazer uma análise rápida: o público AB não se interessa por programas politiqueiros que só servem mesmo para fazer afagos à classe política e a jornalistas tendenciosos como ouvimos nesses programetes do meio dia. O programa que tenta ser diferente em nada o é já que não tem a estrutura da 98FM ou até da Paraíba FM, por exemplo. E depois que inventaram de ‘mixar’ a rádio com a TV Tambaú? Deixaremos para comentar essa tristeza em outro texto. Nossos parabéns para toda equipe da 98FM e da Nova Tambaú FM e também ao repórter investigativo Vinicius Henriques que, com seu programa Rota da Notícia, se destaca em primeiro lugar no horário matutino na Arapuan FM. O gaiato de Platão grita lá da copa: a queda da Cabo Branco FM tem a cara da sua direção: parada no tempo. Estamos de olho!!!

VÍRGULA ESQUECIDA

Só pra instigar o nosso leitor a meditar sobre o uso da vírgula. Nossos colegas de imprensa que se julgam acima de tudo e de todos estão, simplesmente, deixando de lado a mais importante ferramenta do jornalista, pelo menos em nossa humilde opinião, que é a de saber escrever de acordo com a NGB - Norma Gramatical Brasileira. Não se admite erros como tantos que presenciamos diariamente em nossos jornais, sites e noutros meios. Abaixo nossas capturas para reflexão. Uma virgulazinha não faz mal a ninguém. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

IMPRENSA NO FUTURO DO PRETÉRITO

Para que possamos nos fazer compreender, vamos primeiro conceituar a conjugação do Verbo (sem ele não agimos em nada) no Futuro do Pretérito do Indicativo. Essa conjugação é formada da junção do Verbo no modo Infinitivo mais o sufixo apropriado. Usa-se o Fututo do Pretérito quando a intenção é de assinalar um fato futuro em relação a outro no passado ou ainda uma ironia. Dadas as explicações retornaremos ao passado da semana passada, mais explicitamente ao dia 28 de março, quarta-feira, quando muitos ouvintes puderam sentir o peso da educação e da boa formação em contraponto ao das especulações e da tentativa de se criar fatos sem base concreta. Momento em que o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, se fez ouvir pelas ondas da rádio 98FM para rebater suposições criadas pelo uso do tempo verbal Futuro do Pretérito por um dos radialistas que comandam o programa Correio Verdade. Na nossa imprensa, para se tentar implementar dúvidas na cabeça do cidadão comum, alguns colegas se impregnaram da conjugação das suposições e da ironia, nos seus textos, demonstrando um desespero para dar retorno aos que compartilham dos seus ideais não tão ideais assim. É o “teria”, o “poderia”, o “seria”, usados premeditadamente, na base das especulações,para se tentar fazer presente numa pequena lista de jornalistas confiáveis na Paraíba. Quem tem fonte segura não se presta ao uso do Futuro do Pretérito. Quem se propõe a ter uma carreira de credibilidade não se deixa influenciar por tempos verbais quem não afirmam nada e que só servem mesmo para se mostrar o que não é. É uma riqueza da nossa Língua usada inadvertidamente. Infelizmente, cada vez mais, há espaços para essa imprensa sem ética e, pior, sem moral, composta de pseudojornalistas, porém perspicazes nos suas intenções de distorcer, criar, manipular meias verdades e falsas mentiras. Essa é imprensa que vem se formando e se firmando nos microfones, nas câmeras, nos sites paraibanos. Não somos puritanos em acreditar na imparcialidade, mas a proximidade a ela não é uma utopia. Mesmo que se tenha um lado a defender não há, necessariamente, que se impregnar no público consumidor suposições, ironias, dúvidas que o Futuro do Pretérito dá margem. Pra variar o gaiato de plantão grita lá da copa: ei é bom dar o endereço do Santo Protetor da nossa Língua São Francelino ou da Beata Zara (Zarinha) porque vai ter gente que participou desse "perrengue" que não vai entender esse texto direito. Estamos de olho e perguntando: essa imprensa tem futuro?

ESCORREGADAS DE FIM DE SEMANA

Passeando pelos sites, como sempre fazemos, encontramos essas escorregadas que o fim de semana proporciona. Quem mandou fazer jornalismo e ainda mais não fazer a revisão antes de publicar? Pelas nossas capturas dá pra notar que nossos colegas do portal MaisPB estão precisando urgente de uma visita ao Santuário do Santo Protetor da Nossa Língua, ou seja, passar alguns dias no confessionário de São Francelino para um "up grade" na nossa sofrida Gramáica. Bem que o chefinho Heron poderia pagar um intensivão para os seus empregados. Estamos de olho!!!