segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UM ACENTO MUDA MUITA COISA

Conforme nossa captura no portal PBAgora alguém não fez a devida correção e tanto o título da matéria como o texto repetiram o escorregão. Secretaria virou secretária. Será que temos tantas secretárias assim no Brasil pra que esse título possa se concretizar? A pressa e o descuido foram tantos que até uma crase apareceu onde não era necessário já que não houve a junção do artigo “a” com a preposição “a”. Não somos nenhum Bechara e nem queremos dar uma de gramáticos, mas o erro está bem claro. Vamos evocar novamente o nosso santo protetor da Língua Portuguesa em nossa cidade o São Francelino pra interceder no portal PBAgora. Estamos de olho!!!

USO DESNECESSÁRIO

Muitos colegas nossos de vez em quando se confundem no uso de alguns termos americanizados como se não existisse a palavra na nossa língua pátria. O  que dizer desse “disk” que capturamos no portal O Norte on line? A  palavra utilizada deveria ser “disque”. Tudo bem que existe uma permissividade para nós jornalistas em escrever de forma mais acessível para o leitor, mas essa permissividade não nos dá a liberdade usar criações que vemos em muitas placas de empresas que nem se preocupam em redigir corretamente suas propagandas. Como existe a palavra “disque” na nossa Língua Portuguesa, acreditamos que o uso de termos em outras línguas é incorreto. Principalmente em textos que serão lidos e possuem uma carga formadora de opinião. Em tempo: o termo "disk" em inglês nem significa discar e sim disco. Estamos de olho!!!

PREPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA

O uso da preposição “com” nesta manchete que capturamos no portal FatosPB não há razão de sua existência já que quem impetra, impetra algo e não com algo. O correto seria: ...após Sindfisco impetrar ação... Uma consulta ao santo Google resolveria rapidamente essa dúvida. Na oração o verbo impetrar aparece como transitivo direto e em seguida não existiria a preposição. Impetrar ação e não impetrar com ação. Como já dissemos antes, não somos gramáticos nem detentores das regras que regem a nossa Língua Portuguesa e se estivermos errados, estamos totalmente abertos aos consertos e às críticas que poderão surgir. No Bucho Furado só censuramos textos que venham munidos de algum tipo de agressividade. Aguardamos os comentários dos nossos amigos gramáticos leitores do nosso blog.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

IBOPE NÃO, MAS REUNIÃO... ARAPUAN É CRAQUE

18h20 – Neste momento está para começar mais uma, mais uma, mais uma reunião no Sistema Gregoriano. Somente neste mês essa é a terceira que acontece na TV Arapuan. Tem gente que tá com o saco mais inchado do que o do seu Cássio. Ele pelo menos é senador. O que nos intriga mesmo é por que tanta reunião num mês só? De nenhuma emissora do nosso estado se tem notícia de tanta reunião. Nem reunião de pauta tem mais. Se reunião resolvesse alguma coisa na Arapuan o Ibope de lá seria imbatível, mas o que se vem percebendo é que nada aconteceu, este ano, para melhorar os índices de audiência. Será que nada ficou resolvido nas outras desse mês? Pelo menos numa coisa a Arapuan realmente dá de capote nas outras que é em marcar e fazer reunião. Segundo a rádio peão tem tanto aviso de convocação que até os demitidos estão com vontade de participar. Tem aviso até nas portas dos banheiros; pela frente e por trás pra não dar sossego nem nas horas mais delicadas. É tanto aviso que até cego vê. Será que colocaram algum em braile? Já já Edir Macedo vai pedir uma consultoria no Sistema Gregoriano pra ele se especializar nas reuniões dos 318, do fogo santo, do azeite de Israel e por aí vai. Eita que a essa hora todos os computadores da Arpuan estão dando F5 na página do nosso blog só pra saber se a gente ia posta. Podem rir. Estamos de olho!!!

SBT BRASIL OU SBT OPINIÃO?

Com a chegada de Rachel Shererazade na bancada do SBT Brasil, e talvez influenciados pelo comentário do carnaval de autoria da própria Rachel, os produtores do telejornal tentaram fazer algumas mudanças as quais não vêm agradando muito o telespectador. Já no princípio da reformulação o noticioso tentou emplacar matérias mais leves do tipo família e utilidade pública. Mero engano que se refletiu na queda do segundo para o terceiro lugar no horário. Mexeram no cenário, tentaram colocar mais reportagens factuais, mas mesmo assim ainda amargam a terceira posição e as vezes a quarta. Outro detalhe que nos chama a atenção é o uso indiscriminado do quadro “Opinião”. É opinião pra tudo; pra política, pra saúde, pra violência, pra qualquer coisa. Estragam a oportunidade de se posicionarem com seriedade. Tem opinião que a gente nem entende pra quê. Depois da saída de Carlos Nascimento e Karen Bravo da bancada, na realidade, o SBT Brasil ficou meio sem rumo com ajustes no andar da carruagem. Por enquanto ainda não está do jeito que o telespectador espera assistir ao retornar do trabalho. Poderiam até mudar o nome de SBT Brasil para Jornal Opinião ou mesmo SBT Opinião. Mesmo sendo um telejornal, claro que alguém deve pensar em audiência por lá afinal os números se revertem em patrocínios. E pra quem achar que é implicância nossa, abaixo tem alguns números desta quita 27/10. Estamos de olho!!!

PÉROLAS DA SEMANA

Conforme algumas pérolas anteriores nós do Bucho Furado também estamos vigilantes em nós mesmos e claro que não nos perdoamos. De qualquer maneira há uma diminuição significativa no quadro desta sexta por causa da ausência no ar de um famoso colega nosso. Quem? É só ler e descobrir.

- Lideranças do partido que deu essa informação – Luís Cabelodetoldo Torres
- É a menoria – Alex Metro Filho
- Agiu com agilidade – Fabiano Faltando Gomes
- Quero fazer um resistro – Hermes de Gravatinha Luna
- As pessoas que passam por aqui precisam passar – Laiz Caradebolacha Silveira
- A área policial foi extremamente movimentado – Jomar Bombril Brandão
- A impressão é de aparência tranquila – Gabriela Fininha Luna
- Tem mais gente ferido – Jorge Cansado Filho
- Equipe poderia ser chamada para fazermos – Bucho Furado Furou o Singular

Na realidade alguns erros são cometidos por causa da pressão diária do nosso jornalismo que em muitos casos é composto por uma equipe pequena o que requer esforço maior de cada um. Mas somente em alguns casos. Não vamos aceitar desculpas para erros, caso contrário amanhã não teremos mais o certo a seguir. Estamos de olho!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DIÁLOGOS NO REINO DA EXPANSÃO 2

Mais uma vez nós do Bucho Furado tivemos acesso a um diálogo acontecido no Reino da Expansão no momento em que reuniões eram feitas para deliberar a respeito da invasão dos alemães. Como já relatamos anteriormente no Reino da Expansão já ocorreu a invasão dos italianos e foi muito bem recebida. Vamos ao diálogo registrado com exclusividade pelo Bucho Furado.

- Então companheiros quando é que os alemães chegam?
- Calma, nobre vizinho. Para isso precisamos do vosso apoio.
- Como assim? A terra invadida pertence a vossa alteza.
- Caro súdito, preciso do apoio da vossa capitania e de outro reino vizinho.
- Com a chegada dos italianos, deliberamos a nobre tarefa de vós ficardes responsáveis pela importantíssima máquina de cortar chapas em formas arredondadas mais conhecidas, entre os plebeus, como arruelas.
- Alteza e nós do reino vizinho do Cearópolis
- Precisarei do vosso apoio para organizarmos caravanas de diversões na casa do vosso bobo da corte que foi batizado de Beach Park na vossa capital.
- Vamos também deliberar algumas tarefas como a possível fabricação de importante parte dos automotores que serão montados em meu reino de Pernambucus
- Excelentíssimo supremo, mas nós da Parahybaba cederemos apenas as arruelas. E os parafusos, as borrachinhas? Nem as rodas vamos oferecer, ou seja, entregar?

Para arrematar o rei supremo dos Campos vizinhos diz:
- Caro governador da capitania Parahybaba vocês já vão mandar as arruelas. Deixa a roda pra próxima invasão talvez de franceses ou japoneses. Tenho dito.

E assim se concretiza mais uma negociação para a invasão dos alemães da Volkswagen no Reino da Expansão no nordeste brasileiro. Os italianos da Fiat já estão a caminho. Qual será a próxima invasão? Aguardem cenas dos próximos capítulos.

***O diálogo relatado acima é uma obra de ficção saída da mente doentia do gaiato deste blog. Qualquer semelhança com nomes e situações será mera coincidência.

JOGO DOS 2 ERROS. PELO MENOS

Nosso leitor deve estar se perguntando qual motivo nos levou a postar esse destaque do blog Polêmica Paraíba. E deve estar pensando no título, mas o jogo dos 2 erros está exatamente onde as setas apontam. É que a mesa a que se refere o título não tem mais a composição como se revela na foto. Nada demais se não fosse a presença de dois “defuntos” no Senado que são: Heráclito Fortes e Mão Santa. Os dois foram expurgados de Brasília. Devem estar com rugas de preocupação. Será? Os demais também não conhecemos. Apenas o eternizado Sarney. Parece que ele usa Superbonder naquela cadeira. Outro fato tragicômico é que a mesa diretora, atualmente, composta também por, tchan tchan tchan tchan, Wilson Santiago, segundo o site do Senado. Pense num "balai" de gato.O detalhe dos "defuntos" poderia até ter passado em branco por nossa equipe se não fosse a colaboração do nosso desconhecido seguidor Ricardo Borba. Valeu Ricardo. Pelo jeito não é só a gente que está de olho.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DEMISSÕES NA ARAPUAN. REFLEXOS DO IBOPE?

Toda empresa que se preze deve estar sempre pronta para enfrentar os desafios e replanejar o rumo sempre em busca de conciliar o gasto com o lucro. Empresa é assim e os meios de comunicação, queiram ou não, são administrados dessa forma também. É nessa ótica que nós do Bucho Furado acreditamos que algumas medidas começam a serem implantadas (ou ser implantadas? dúvida) no Sistema Gregoriano. Hoje foram dispensadas das suas funções na Arapuan a apresentadora Carla Arantes e a chefe de redação Giuliana Costa. Motivos aparentes não nos foram revelados. Diante disso o que nos vem à mente seria uma reestruturação na emissora já que o resultado das últimas pesquisas não foi nada satisfatório. O único que chegou a se destacar em toda a programação local foi o nosso colega Jota Redondo Ferreira que teve aumento no número de telespectadores no horário. A essa hora a rádio peão já especula quem poderá ser o próximo a ser escolhido para reduzir a folha de pagamento no Sistema Gregoriano. Empresa é assim mesmo e quem achar ruim que monte a sua e ponto final. Estamos de olho!!!

MANCHETE INCOMPLETA

O objetivo primordial de um título, uma manchete, é de provocar o impacto no leitor para despertar seu interesse para ler o texto que vem em seguida. O título tem que ser sucinto, mas tem que ter a informação completa. Então o que dizer desse que o portal Mais PB publicou nesta terça? Afinal o governador anuncia no Cariri e no Sertão o que mesmo? Esse é um dos males que assolam as nossas redações e que denominamos de pressa inimiga da revisão. Engraçado é que mesmo depois que a gente posta esses escorregões, dos nossos colegas aqui no Bucho Furado, eles continuam lá no mesmo lugar pra o internauta conferir. Será que nossa classe que tanto procura julgar na hora de noticiar não presta atenção aos próprios erros?
*** Mais abaixo não deixe de assistir System of a Dilma.

MANCHETE TRUNCADA

O que dizer de uma manchete como esta que capturamos no Portal Correio? O casal teria se jogado contra o animal? Não seria mais correto dizer que “Moto com casal colide em animal na cidade de Bayeux”? Como é sabido no jornalismo, a linguagem coloquial deve ser usada para melhor transmissão e entendimento da informação no rádio e na televisão. Já no jornal e nos portais pode-se aprimorar mais um pouco a linguagem já que o leitor tem a condição de ler e reler o texto publicado. Após dez meses de vida do Bucho Furado, nós começamos a desconfiar que nossa classe está se permitindo praticar pequenos escorregões que podem tomar proporção maior e daqui a pouco não teremos mais um parâmetro, um padrão, a seguir corretamente. Estamos de olho!!!
*** Logo abaixo tem rock pesado com Dilma.

MANCHETE PERDIDA. QUE JORNAL É ESSE?

Então vamos comentar que de acordo com o portal PB1 há um jornal britânico chamado Comente.  Como assim? Não seria o Telegraph não? No próprio texto da matéria a primeira oração já denuncia o nome do periódico conforme destaque nosso. Depois de tanto escorregão somente nas manchetes que capturamos no dia da diplomação de seu Cássio bem que a equipe do Bucho poderia ser contratada para fazer as revisões necessárias antes da publicação de qualquer informação. O gaiato pitaqueiro deste blog bota a culpa disso tudo no maior senador do mundo Cássio Deumtrato Cunha Lima. É que o “homi” monopolizou toda a imprensa paraibana pra sua diplomação e ninguém mais presta atenção ao trabalho. É todos por Cássio e as regras do bom jornalismo que se lixem. Estamos de olho e esperando que Cássio dispare logo pra Brasília pra ver se os meios de comunicação da Paraíba conseguem enxergar a Paraíba. Como sabemos que Cássio é leitor do Bucho Furado vamos lembrá-lo mais uma vez pra dar uma passadinha nas farmácias do Arnaldo pra comprar um belo tudo de hipoglos pros eggs que devem estar inchados a essa hora. Estamos de olho!!!
***Rock na veia logo abaixo com Dilma e Lula.

PRA SE ALIVIAR DO TSUNAMI CÁSSIO. ROCK PESADO

Depois de toda lavagem cerebral que nossa imprensa vem proporcionando nesses últimos dias por causa da diplomação do maior senador do mundo Cássio Deumtrato Cunha Lima e como nosso intuito é também divertir e mostrar coisas referentes a todos os meios de comunicação, resolvemos indicar mais uma criatividade excepcional capturada no youtube. Uma edição de vídeo que dispensa palavras. Vale a pena conferir o que nesta terça esteve no top das retuitadas no Brasil. Até a presidente Dilma deve gostar e bem que poderia elogiar publicamente. Clique e assista. Com vocês System of a Dilma.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CONEXÕES DE SEGUNDA I

O que se esperar de um programa de tv político como o Conexão Arapuan? E ainda mais entrevistando o maior senador do mundo, já que é de Campina Grande, seu Cássio? Claro que política, política e mais política. Claro. Enquanto o senador era entrevistado pelo nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres no Conexão Arapuan, falando sobre todas as especulações que a imprensa paraibana vem fazendo desde o pronunciamento do ministro Joaquim Barbosa, do outro lado, na outra conexão de segunda os participantes da bancada nos brindaram com discussões mais proveitosas do que a entrevista que eles fizeram com o mesmo Cássio após a chegada dele na Master. Nesse ínterim ficamos também sintonizados nas piadas de Piancó que assumiu a bancada de entrevistado no Conexão Arapuan. "Bom demais da conta" pra descontrair o telespectador já no começo da semana. Depois de tanta “babação” em cima de Cássio nas duas Conexões com apelações para, infelizmente, ligar as dificuldade do senador a Deus, deixamos para o nosso leitor o seguinte: tudo continua como antes. O dia amanhece e todo mundo tem que voltar ao trabalho para sobreviver. O bom trabalhador acorda cedo e em nada vai mudar sua vida com a posse de Cássio. Não especificamente. As intrigas, os conchavos, os acertos das madrugadas e tudo mais vai continuar e o cidadão comum que se esforce para conseguir seus meios de sobrevivência. Só quem está mesmo enraizado nessa posse são, e são muitos, colegas de profissão. Usaremos as palavras do Pe. Albeni para classificá-los. Segundo o Pe. Albeni “tem bandidos munidos de um ipad, de câmera, muita gente usando a categoria para angariar migalhas do governo. Bandido procurando defeito. Jogando um contra o outro” O que mais dizer? Que Cássio vá logo pra Brasília pra que os jornalistas descubram que o estado da Paraíba existe, que está cheio de dificuldades e que a população precisa de mais atenção. Estamos de olho!!!

CONEXÕES DE SEGUNDA II

As discussões instigadoras de quem é o pai da AACD mostraram muito bem o nível da imprensa paraibana. Não por culpa do Conexão Arapuan nem do Conexão Master. Salientamos que desde o início do programa houve uma decisão, na Master, de não procurar polemizar sobre o tema em respeito ao telespectador. Porém, muitos que se acham jornalistas, desde sábado, ficaram abrindo discussão sobre quem seria o “pai” da vinda da AACD para Campina. Pobreza no mais alto grau. Concordamos novamente com as palavras do Pe. Albeni quando lembrou da Funad – Fundação de Apoio ao Deficiente que existe há décadas e que hoje sobrevive se arrastando. Ou seja, na Paraíba já existe um trabalho parecidíssimo com o da AACD e que os últimos governantes não deram a atenção devida. Mas a repercussão e o aproveitamento em cima da sigla AACD rendem, nos dias de hoje, mais dividendos políticos. Quem em sã consciência dispensaria uma exposição nacional como a que Sílvio Santos provoca no Teleton? Estavam todos lá aproveitando as graças das câmeras do SBT. A Funad em João Pessoa continua esquecida e não tem a força dos holofotes do SBT em rede nacional. Mais constatações de que os políticos estão mesmo é interessados em se manter na perpetuação midiática e que são alimentados por muitos jornalistas que se portam como se fossem funcionários de políticos esquecendo das reais necessidades da nossa população. Mais uma vez que o nosso leitor tire suas conclusões.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O PALCO MUDA DE PROTAGONISTA?

É com muita tristeza que postamos este texto. Mas uma discussão intrigante tomou conta de toda equipe do blog e resolvemos deixar por conta do nosso leitor as conclusões devidas. Relembrando o que aconteceu no debate a UFPB, todos sabem das ideias que movem o sr. Samuka Duarte a respeito de revelar imagens de agressões, estupros, violência em geral. Ele sempre dizendo que a população tem que saber das coisas e tudo tem que ser mostrado. Pois bem. Apesar de querermos apenas colocar em xeque certos posicionamentos da nossa imprensa em relação à ética e à moral, resolvemos não postar o vídeo, mas dar o link para quem quiser assistir. Nossa intenção é que o sr. Samuka e todos aqueles que comungam dos seus ideais possam também se posicionar a respeito. O fato é que na tarde desta sexta, 21/10, houve uma invasão do apresentador do Correio Verdade nos estúdios da Rádio Sanhauá, dizem, para tirar satisfações de algumas palavras ditas pelo radialista do horário. Não sabemos o teor do que foi dito pelo radialista, mas as imagens no youtube mostram a invasão do sr. Samuka para uma conversa não muito amistosa. Pelo áudio e pelas imagens dá pra notar que o clima não era de paz e também que houve a interferência de alguém para separar os desafetos. O nosso leitor deve estar achando que somos fofoqueiros, mas as imagens possivelmente estejam revelando um ato daqueles que insistem tanto em veicular em algumas tvs locais. Uma possível agressão em que alguém vai até o setor de trabalho de outro e invade para sabe-se lá o que. Não vamos mostrar as imagens em nosso blog como geralmente faz o sr. Samuka. Estamos apenas dando o link que está disponível no canal youtube. Até desfocadas estão como é de costume o Correio Verdade mostrar. Como se desfoque deixasse de revelar quem está nas imagens. Surgiram até rumores que o protagonista do vídeo tenha oferecido uma recompensa para evitar a exposição das imagens no youtube. Como assim? E tudo não é pra ser mostrado não? Só pode se for de gente desconhecida da imprensa? Como se diz no popular: pimenta no dos outros é refresco. Nós até que estamos tranquilos porque acreditamos mesmo que o sr. Samuka é fiel às suas palavras e que tudo deve ser revelado mesmo para que a população tire suas conclusões. Que o nosso leitor tire as dele. Há 2 vídeos no youtube. Para acessa-los é só clicar aqui. Nessa não estamos de olho!!!

CÁSSIO SENADOR = IMPRENSA SEM GPS

Quem lembra da nossa postagem assim que o ministro Joaquim Barbosa solicitou a diplomação do maior senador do mundo: seu Cássio? Já atentávamos para o hipoglós que ele teria que comprar. Pois bem. O desespero do nosso sofrido jornalismo está tão sem controle para dar tudo a respeito de Cássio Coisa Linda que nossos colegas de redação nem se dão conta que o GPS deles está desregulado. Conforme captura nossa, acima, o pessoal do portal WSCom simplesmente transportou o aeroporto Castro Pinto para Campina Grande. Por certo queriam que seu Cássio descesse num aeroporto mais moderno. Será? Tem muito turista que chega no Castro Pinto e tem a impressão de estar numa rodoviária. O gaiato de plantão deste blog grita lá da copa pra gente pegar leve com nossos colegas do WSCom. É que o aeroporto Castro Pinto está localizado em Bayeux, mas os mais antigos dizem que é de João Pessoa e há quem reclame dizendo que ele está, a maior parte, em Santa Rita. Desse jeito dá pra confundir mesmo, mas errar o endereço em mais de 120 km foi demais, não acham? Atenção pessoal do WSCom o aeroporto de Campina Grande leva o nome de Presidente João Suassuna. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FOFOCAS DE FIM DE SEMANA

Durante toda esta semana apresentando o Correio Manhã nosso colega Jomar Bombril Brandão deu explicações a respeito da ausência do titular do programa, Fabiano Faltando Gomes. Disse que Fabiano estaria ausente fazendo exames para uma cirurgia e coisa e tal. Mas não é que misteriosamente nosso colega Fabiano esteve nas dependências do Sistema Gregoriano nesta sexta? O que estaria fazendo ele em conversas não reveladas pelos corredores e dependências da Arapuan? Como o clima não anda bem pelos lados Gregorianos, a rádio peão comenta que mudanças estão por vir por causa do resultado do último Ibope. Usando a mesma tática de Fabiano FaltandonaCorreio Gomes, perguntar não ofende: onde tem fumaça tem fogo? O filho à casa retorna? Quem pode responder? Só o nosso velho e amigo tempo. Quem anda faltando, coincidentemente, toda esta semana também é o diretor Pitizeiro da Arapuan. Engraçado que essas ausências sempre acontecem em semana de resultado de Ibope. Estranho. Muito estranho. Estamos de olho!!!

DEBATE NA UFPB. VITÓRIA DO RÉU

O que se viu no “debate” da UFPB, no qual alguns apresentadores da tv paraibana expuseram suas visões a respeito do denominado jornalismo sensacionalista, foi na verdade o que a gente pode chamar de “tiro pela culatra”. Analisemos alguns pontos da “festa” que se transformou o dito debate.
1 – Alguns alunos fizeram uma encenação com roupas sujas de sangue já demonstrando o que vinha pela frente; um palco e não uma mesa de discussões
2 – Foram chamados representantes de todas as emissoras. Um de cada tv. Não entendemos porque chamaram 2 da TV Cabo Branco que coincidentemente são marido e mulher.
3 – Apesar da organização ter começado o trabalho bem dirigido, as coisas saíram do trilho quando o apresentador Samuka Duarte começou a falar. O convidado virou réu a partir daí.
4 – O debate transformou-se em desrespeito e picadeiro.
5 – O respeito da plateia somente acontecia para com os demais convidados
6 – Faltou controle da mesa para exigir o mesmo tratamento para com o, agora, réu Samuka.
E assim se gastaram 2 horas de conversas com pouco resultado, mas com uma constatação: a falta de respeito que o sr. Samuka Duarte pratica em alguns momentos no seu programa, ele viveu também dos deseducados que estavam na plateia do auditório da UFPB. Em alguns momentos Samuka foi até aplaudido quando jogava de volta que tantos estudantes reunidos daquele jeito era por causa dele Samuka. O que foi projetado com um objetivo resultou noutro fim. Resultou na vaidade inflada de Samuka que como ele mesmo falou não é jornalista e sim apresentador. Então por que queriam que ele soubesse o que é ser Jornalista? O sr. Samuka é na realidade mais uma peça no tabuleiro dos meios algemados aos governos, com seus donos políticos e de interesse na sociedade apenas para angariar lucro e votos a cada dois anos. O sr. Samuka é hoje o que alguns formados no Curso de Jornalismo serão amanhã. Debate leva a novos debates, estudos, resultados. Qual foi, então, o resultado do debate da UFPB? Qual proveito? Respondemos. Mínimo para a plateia que se deixou envolver numa atmosfera de picadeiro comparável ao que o “réu” Samuka está acostumado a encenar. Poderiam muito bem ter evitado a presença do réu e ter aprendido com os demais convidados a respeito do mercado de trabalho, este sim bem distante das carteiras do Departamento de Comunicação. Hoje não teremos o clássico "Pérolas da Semana". Classificamos esse circo da UFPB como sendo a grande Pérola da Semana. Se teve algum "vitorioso" no "debate", esse foi o sr. Samuka. Uma coisa, pelo menos, foi proveitosa. É que durante o debate elogiaram o Bucho Furado. Afinal somos o Wikileaks da Imprensa. Aí a gente vai pra galera. Estamos de olho!!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CÁSSIO SENADOR. ESTAMOS COM PENA

Como nossa pobre imprensa sobrevive apenas de “babados e fuxicos” políticos partidários disfarçados de jornalismo, nós do Bucho Furado estamos muito apreensivos com o desdobrar de toda babação em cima do senador Cássio. É que ele só tem dois, todo mundo sabe o que, e a nossa imprensa precisa de muitos, dezenas para poder suprir o bote dos sanguessugas. Imagine o nosso leitor que depois de todo processo de agora vai agora não, agora vai agora não, por que passou o maior senador do mundo, ele ainda vai ter que aguentar um bocado de puxa-saco na espreita desde outubro do ano passado. Estamos com pena de Cássio.De tudo que ele ainda vai ter que suportar pela Paraíba. Recomendamos licitação imediata de tubos e mais tubos de Hipoglos para o futuro integrante do Senado Federal. Quem tem ou teve criança pequena sabe que não existe coisa melhor praquelas assaduras que se formam nas redondezas da virilha. Estamos de olho!!!

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO

Conforme nossas capturas o, como é chamado, repórter Emerson Machado foi um dos mais retuitados nesta quarta em todo o país. Mas o que traz a esta análise é o fato de que “nem tudo que reluz é ouro” conforme dito popular. É que terça à noite esse mesmo “repórter”, candidato a candidato a vereador da nossa capital, postou em seu twitter as duas mensagens que reproduzimos acima. Numa ele atentava para o final da greve do Fisco estadual e na outra, logo em seguida, afirmou o “fim da greve do Fisco” o que até o momento não aconteceu e não mostra nenhuma ameaça de finalizar. Infelizmente não é a primeira vez que esse “repórter” dá notícias inverídicas em seu twitter. O que não passou despercebido por nós do Bucho Furado. Mas Emerson na realidade representa o nosso pobre jornalismo paraibano queiram alguns ou não. Principalmente no meio em que é empregado; o sistema Correio. Atualmente é lá que se concentra toda a afinidade jornalística a que o tal “repórter” pertence. E não é de hoje. O sistema Correio já revelou outros desastres jornalísticos. Quem não lembra de, hoje esquecido, Tony Show que pintou e bordou no final da década de 80 e meados de 90? Emerson e seu colega Samuka representam o Tony da era da internet. Simples assim. Quem comparar vai ver que o que os dois atuais fazem hoje nada mais é que uma cópia, com paletó e gravata, das mesmas aberrações vividas décadas atrás. Como acreditamos numa história que tem seu percurso cíclico, para nós tudo isso passará e será execrado pela própria sociedade que eles pensam ter nas mãos como telespectadores. Nosso gaiato de plantão grita lá da copa: quem tem competência se estabelece. Até quando vai essa “competência”? Em tempo: a escorregada na concordância vai ficar para as Pérolas da Semana desta sexta. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

BUCHO FURADO PROCURA

Em reunião de pauta, nós do Bucho Furado, decidimos urgentemente encontrar o roteirista e o editor do vídeo, abaixo, que nos foi enviado nesta terça. O que nos fez postá-lo foi o trabalho bem feito e bem editado. Criatividade nota 10. Claro que alguns mais radicais vão começar a nos classificar como oposicionistas e outras coisinhas mais escabrosas que eles mesmos põem em prática. Pois que façam. Mesmo os críticos hão de se divertir com tamanha criatividade. Quem souber o paradeiro dos autores pode nos enviar que faremos a devida entrevista para saber se podem ingressar neste blog. De qualquer maneira esta postagem serve também de utilidade pública para quem de direito. Talvez alguém da Prefeitura assista e mande um tratorzinho passar a "palheta" na rua. O editor do vídeo e o autor da ideia dão de lavagem em muitos que estão no batente em algumas tvs locais. Avisamos aos possíveis candidatos que para exercer o árduo trabalho neste blog não há remuneração de fonte nenhuma. Nossa liberdade está, inclusive, em não colocar patrocínio nenhum nas nossas postagens e também no anonimato. Pura dedicação e ideologia. Quem pertence ao Bucho, na realidade, colabora com nossos gastos. Estamos de olho!!! Caso não consiga assistir ao vídeo abaixo é só clicar aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

LOBO SOLITÁRIO II

Logo que saiu o Ibope de rádio, semanas atrás, nós fizemos o registro do único programa da rádio Arapuan que foi líder nas últimas pesquisas e apelidamos seu condutor de “Lobo Solitário” nosso colega Vinícius Henriques. Hoje retornamos com o mesmo título para destacar o programa De Olho na Cidade da TV Arapuan que, nas mais recentes pesquisas divulgadas pelo Ibope, foi o único que cresceu nos números com expressiva audiência. Nossos grandiosos parabéns para o apresentador Jota Redondo Ferreira e toda sua equipe. Infelizmente, soubemos pela rádio peão que não houve no Sistema Gregoriano, leia-se direção, nenhum movimento de reconhecimento pela vitória do De Olho na Cidade. Enquanto Jota Ferreira, vibra na solidão, alguns outros da mesma emissora ainda insistem em achar que estão em boa situação. Comparando os penúltimos e os últimos números, referentes ao horário das 12 às 14h, a TV Arapuan não saiu do canto. Mesmo com contratações que incharam a folha do jornalismo da TV Arapuan, bem acima do que o mercado paga. Repetimos: e ainda há quem queira tirar proveito de números que simplesmente se repetem há 1 ano. Estamos de olho!!!

*** AS CONEXÕES DE SEGUNDA ESTÃO LOGO ABAIXO.

LOBO SOLITÁRIO III

Do lado da Tambaú uma discreta comemoração acontece. É que somente o Plantão da Cidade, comandado pelo nosso colega Alexandre Faltavoz Coronago, teve alta nos números do último Ibope. Pena que o programa careça de uma melhor produção. Fica só mesmo na rebarba do Caso de Polícia e do Tambaú Notícias juntando com alguns acontecimentos da tarde. Nossos parabéns também para a produção do Plantão da Cidade da TV Tambaú. Estamos de olho!!!

CONEXÕES DE SEGUNDA

Conexão Arapuan, clone do Conexão Master, com a mudança de horário está correndo um sério perigo de cair na audiência conquistada com elevação na última pesquisa. A competição com Pereirão é desleal e o programa político talvez esteja num horário em que seus telespectadores ainda não estejam a postos. Claro que a audiência é fechada mesmo com os componentes da Câmara Municipal e os da Assembleia Legislativa. Já o Conexão Original Master trouxe para sua bancada a discussão sobre a greve do Fisco com a secretária Aracilba Rocha fazendo toda defesa do governo do estado politizando a greve. Um detalhe visível foi a mudança do horário do Conexão Alex Master visando a concorrência com seu clone da Arapuan. Estratégia da TV Alex Master de olho no público político que, naturalmente, se divide entre as Conexões de Segunda. Eita que o horário de verão realmente mexeu com nossos programas ‘tupiniquins’. Pra não deixar muito pra depois a votação foi rápida: 5 a 2 para o Conexão Arapuan somente por causa da presença inusitada de Ramalho Leite e seus “causos” e revelações de gafes e folclores políticos em nosso estado. Bom mesmo porque saiu da politicagem tão característica das Conexões de Segunda. Se juntar Ramalho Leite, Jessier Quirino e Zé Lezin dá pra encher o Ronaldão de gente se mijando de rir. Estamos de olho!!!

E AINDA TEM GENTE QUE É CONTRA NOSSO TRABALHO

O que dizer de um título como este que capturamos no portal Correio? Um título que não diz pra que veio. Todo mundo sabe que a confecção de uma manchete deve ser muito bem pensada para atrair o leitor até mesmo quando a reportagem não é tão interessante, mas neste caso não dá nem pra gente classificar. O gaiato de plantão grita lá da copa: isso é coisa pra quem ta querendo fazer gracinha ou pode ser fruto de algum estagiário do tipo “perdido numa redação vazia”. E ainda tem gente que é contra o nosso trabalho de capturar essas escorregadas da nossa sofrida imprensa. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O QUE NÃO FAZ UM IBOPE. NEM DEUS ESCAPA

Os últimos resultados do Ibope tem mexido com muita gente. Desde os que ganharam como os que perderam. Essa semana é de tirar casquinha, de se esconder, de evitar falar no assunto, de avaliar; principalmente de avaliar. Algumas emissoras estacionaram, outras perderam e outras aumentaram. Até a vencedora teve alguns de seus números com reduções preocupantes. Mas o que nos impressionou e que escolhemos para mirar nesta postagem foi a impressionante postura levada ao ar, sexta passada, de alguns integrantes da TV Correio, de dono a apresentador. Pelas fotos que capturamos, acima, a comunicação jornalística está tão distorcida em alguns meios paraibanos que alguns comunicadores e seus agregados fazem, propositadamente, a mistura supersticiosa do resultado de um trabalho com Deus. Deus está muito mais além do que qualquer resultado de audiência. Mais um detalhe: um índice de audiência alcançado às custas do sofrimento alheio, da exposição indevida de adolescentes, de mães e pais fragilizados não poderia, em nenhum momento, ser agradecido ao nosso ser supremo. O fato de Ele estar em todos os lugares não o coloca como cúmplice ou condescendente de certas ações. Tristeza nossa e do telespectador presenciar momentos como este na televisão paraibana. Deplorável querer passar para a sociedade uma religiosidade claramente inexistente. Verdadeiros atores do cotidiano envolvendo indiscriminadamente o nome de Deus com resultados que só visam o lucro mesmo que este seja fruto de picadeiros repletos de canastrões da comunicação. Estamos de olho!!!

ALGUNS CRESCERAM, ALGUNS DESCERAM, OUTROS PARARAM

Comemoração - Conforme nossa captura, acima, a festa na Correio não foi tão grande assim como alguns querem parecer. Somente nosso colega Fabiano Épramieoupraeu Gomes conseguiu sair dos números anteriores com ascensão. Os outros colegas, apesar de ainda na liderança, perderam alguns telespectadores.
Tanque vazio – O pessoal da Tambaú anda com o tanque meio vazio por lá. O resultado do Ibope não foi tão agradável como também querem transparecer. Até o superintendente Henrique Kirilauskas ficou meio sem saber o que dizer em seu twitter apenas revelando alguns números sem mostrar os parâmetros com outras emissoras.
Meia embreagem – Todo mundo sabe qual o resultado de se fazer meia embreagem em ladeira. Se não tiver controle o carro fica num sobe e desce que tanto pode bater em quem está em frente como em quem está atrás. É assim que as pesquisas da Arapuan aparecem. Mudaram um jornal falido da noite pra tarde e receberam a audiência do programa policial de graça e ainda querem comemorar. É tanto que os programas que antecedem o Cidade em Ação alcançaram apenas 1 ponto. E assim a Arapuan ficou praticamente onde estava desde as pesquisas anteriores: em meia embreagem.
Esboçando reação – A Cabo Branco foi a que mais reagiu diante dos últimos números. Hoje já existe empate técnico no horário da manhã. Se souberem analisar a progressão e trabalhar visando a comunidade poderão alcançar melhores números ano que vem.
Esquecida – é assim que está a TV Clube. Os números divulgados não divulgam a afiliada da Band. E como nós só tivemos acesso aos números via twitter, não vamos comentar. Talvez essa ausência se comentário já seja uma análise. Estamos de olho!!!

A GENTE ALERTA E...

Conforme captura nossa do portal Jovem Pan, o pessoal de lá também passa pelo mal que atinge muitas redações paraibanas: pressa inimiga da revisão. Mas uma coisa surpreendente aconteceu. Assim que a gente capturou e tuitou com o portal, eles fizeram a devida correção. E como um dos objetivos deste blog é alertar nossos colegas de profissão, claro que ficamos sem caber em nossa redação. Ficamos mais felizes que pinto no lixo. Pena que alguns colegas paraibanos ainda não assimilaram nosso trabalho e de vez em quando ficam nos agredindo com termos que nem podemos divulgar aqui. Será que santo de casa não obra milagre mesmo? Vamos em frente. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

IBOPE CONFIRMA MAIS UMA... UMA TRISTEZA

Hoje é dia de muita gente ficar impaciente e até perder o sono. O resultado do Ibope, para tv, saiu em João Pessoa e desde ontem à noite tem gente comemorando e gente em vias de comemorar. Mas o que se comemorar? A TV Correio ganhou nos programas locais para as concorrentes, mas a que preço? A que custo? O Correio Manhã, apresentado pelo nosso colega Fabiano Reidaspérloas Gomes, cresceu um pouco e claro que tem seus méritos. Méritos em no humor das cenas toscas e deploráveis quando do abuso feito em cima do personagem Pato Mofi e quando das danças de seu Luis. Jornalismo que é bom nada. O Correio Verdade, ao que parece, diminuiu nos números conquistados na penúltima pesquisa. Quem sabe na próxima caia ainda mais e chegue próximo a zero que é onde deveria estar. Os outros melhoram um pouco e devem estar comemorando de uma forma ou de outra. Quem decepcionou foi o Cidade em Ação, apresentado pelo prefeito/pastor Jota Minhavovozinha Jr que teve um crescimento bem abaixo do esperado. Afinal estrela não é feita pra estar lá nas alturas? A Tambaú ainda está analisando os números, mas já tem sorrisos nos lábios com constantes aumentos, pequenos ainda, nos índices de alguns programas da casa. Pelo bom jornalismo e pelo bem da nossa sociedade que esses números continuem prosperando e que revertam as posições vigentes hoje. A verdade ‘verdadeira’ é que muita gente, nesse momento, deve estar procurando as entrelinhas dos números pra cantar de galo sem falar da realidade dos fatos. Semana que vem tem mais coisas do Ibope. Aquele mesmo que dava Maranhão como governador. Estamos de olho!!!
Logo após esta postagem recebemos, de um amigo, o endereço que merece toda atenção do nosso leitor. Um velho dito popular: quem paga mais tem mais regalia. Clique no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=5m8EHU-7IZw&feature=youtu.be

** Abaixo tem as Pérolas da Semana com coroação.

PÉROLAS DA SEMANA E O REI

Há meses estamos postando toda sexta as pérolas da semana que de vez em quando tem as pérolas da semana anterior também. Hoje estaremos homenageando o Rei das sextas no Bucho Furado; nosso colega que é nada mais nada menos que o líder no horário com seu candidato a humorístico o Correio Manhã. Vamos às mais recentes escorregadas desse radialista que não para de crescer empresarialmente. É apresentador, escritor, dono de revista, sócio em agência de publicidade, dono de site; um multimídia. Pena que não tem muito tempo pra visitar Trindade, Zarinha ou Francelino. Vamos às pérolas.

- Aos quatros cantos da PB – Fabiano Reidaspérolas Gomes
- Quando nós se reuníamos – Fabiano Denovo Gomes
- Pra mim ir se orientando – Fabiano Maisumavez Gomes
- Algumas observações para ser feita – Fabiano Novamente Gomes
- O corpo estendido no chão como dizia Sílvio Luíz (era Januário de Oliveira) – Fabiano Again Gomes
- Cada vez mais as leis fraquejem – Fabiano Outravez Gomes
- Quantos crimes não são ilucidados – Fabiano Táficandosemgraça Gomes
- Eu tenho ódio de hipocrisia – Fabiano Tádebrincadeira Gomes
- Que os Direitos Humanos queira ou não – Fabiano Temmais Gomes
- Pra mim dizer pra tu – Fabiano Épramioupraeu Gomes

Mas pra ninguém dizer que é implicância nossa ainda tem mais alguns coleguinhas pra balancear.
- Os jôgos (acento nosso) – Mirna Caiunoibope Barbosa
- Disferiram vários tiros – Danilo Alves Miudezas
- Quem chegou primeiro ao local foram o pessoal – Meyre Alves Miudezas irmã de Danilo
- Os policiais militares montado aqui – Emerson Hajadente Machado
- Digo pras crianças: estude – Samuka Équemtáprecisandoestudar Duarte

terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOVA SEDE DE SINDICATO. INVASÃO DA CONCORRÊNCIA?

Esta terça foi um dia marcante para a categoria jornalística da Paraíba. É que nosso Sindicato, após anos de tentativas, conseguiu se instalar em uma sede própria. Conquista do presidente Land Pontado Seixas e de sua equipe. Mas o que ninguém esperava é que o endereço fosse tão apropriado com a realidade que vivemos em nossa profissão: a Rua da Areia. Land, sem se notar, conseguiu encontrar o melhor local para instalar o órgão representante da categoria levando-se em consideração as tortuosas, descabidas e indecentes situações vividas, nesses últimos tempos, por muitos colegas jornalistas e os meios onde exercem seus trabalhos. A recente Ação movida pelo Ministério Público Federal contra a TV Correio é um demonstrativo fiel do nosso cotidiano. Jornalistas que são mais político-partidários que muitos parlamentares, pseudojornalistas que ostentam uma DRT provisória desprovidos até do ensino fundamental. Colegas de profissão que mais parecem feirantes que gritam, oferecem seus produtos como se a categoria estivesse em liquidação. E pode estar mesmo. Estar sendo liquidada pela falta de credibilidade, de veracidade. Categoria que pensa que pode assumir a função de juiz e de julgar quem quiser. É nesse panorama de fundo do poço que o Sindicato dos Jornalistas se transfere para a rua que hoje ostenta alguns conceitos não tão louváveis para a sociedade. Será que poderíamos encarar essa inauguração da sede do Sindicato dos Jornalistas como uma invasão da concorrência? Como será a nossa aceitação por parte da vizinhança? Seria também um caso de atração por afinidade? Que responda o nosso leitor, pois sabemos que a maioria é de jornalistas e de radialistas que se julgam jornalistas. De qualquer maneira registramos nossos parabéns para o presidente Land Rover Seixas e todos do Sindicato que conquistaram, para nós, uma sede própria. Estamos de olho!!!

OPINIÃO DO LEITOR I - APELO DE UM PAI

Sem fazer comentários relatamos ipsis litteris um comentário lúcido de um anônimo leitor do Blog Bucho Furado.

A minha maior preocupação, meu maior espanto não é com o tal Samuka. Deixemos esse senhor de lado, já que ética e respeito vêm de berço, do seio familiar. Não se aprende depois dos 30. O que me causa perplexidade é que o apresentador não faz o programa sozinho. Há cinegrafistas, repórteres, produtores, diretores, o dono da empresa, a família do dono da empresa... Será que nesse mundo de gente não houve uma maioria, ou pelo menos a minoria com poder que impedisse um absurdo desses? Não. A culpa não é de Samuka sozinho. Qual a glória de atingir-se os píncaros da audiência com uma aberração dessas? Isso é motivo de alegria para a "família Correio"? Não assisti a tais imagens em nenhuma das emissoras, mas fiquei chocado ao saber da veiculação. Gosto da Correio. Gosto de Rui Dantas, de Fernanda Albuquerque, de Heron Cid, Wendell... Não tenho nada contra o sucesso de vocês. Só me resta deixar aqui o apelo de uma pai de família, de um cidadão paraibano, às pessoas da empresa que leiam esse post: façam alguma coisa para impedir essa maldade no vídeo. Dá pra continuar no topo do IBOPE sem agredir a dignidade das pessoas. Dá pra ser líder sem ultrapassar os limites do bom senso. Dá pra festejar a glória de ser um campeão sem que a vitória tenha como alicerce um circo de horrores. Por favor, não contribuam para uma sociedade ainda pior do que a que se destrói a cada dia.

OPINIÃO DO LEITOR II

Abaixo reproduzimos a opinião de mais um leitor do Bucho Furado que preferiu não se identificar. Na realidade a identificação não precisa ser feita. O que vale mesmo é a demonstração do sentimento que, temos certeza, está em boa parte da nossa sociedade. Segue o comentário.

Espero como cidadão cumpridor das obrigações legais, que a tv correio seja punida exemplarmente(não só ela como também a tv clube e a arapuan que exibiram as mesmas imagens.Crime é crime, não existe essa de dizer 'mas nós só exibimos um pouquinho das imagens".É como se alguém dissesse:"tudo bem eu matei, mas só dei um tiro".). Finalmente o MPF atendeu aos anseios dos telespectadores impotentes frente a irresponsabilidade dos donos da empresa.Pensavam que podiam tudo! E ainda vem falar - cinicamente- em "liberdade de expressão". Tão confundindo "cafajestice" com "liberdade de opinião". Que cinismo!Pensam que o telespectador é burro! Transformam uma concessão pública em um circo de horrores e ainda querem ter razão! Tem que ser punida a emissora, senão o MPF vai ficar desmoralizado aqui no estado. E é preciso estender esta investigação no portal e no próprio jornal do grupo. O portal reproduziu as imagens do estupro. Pau nessa corja MPF, a população desprotegida aplaude com entusiasmo essas ações moralizadoras. Respeitem a família paraibana, aves de rapina!!!

CONEXÕES DE SEGUNDA

Não arriscamos passar mais de 10 minutos no Conexão Arapuan, clone do Conexão Master e apresentado pelo nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres entrevistando o deputado Trócolli Jr que tanto pediu pra ninguém trocar o voto. Ele trocou o dele. Nossa teleaudiência ficou toda no Conexão Master, conduzido pelo também nosso colega Alex Metro Filho. A presença do diretor do Hospital de Trauma no Conexão Alex Master trouxe muito mais temas de interesse da população, desvirtuando a politicagem partidária que tanto se faz presente nos programas de segunda-feira. O tema serviu para esclarecer muitos pontos a respeito da gestão “pactuada” do Hospital de Trauma. Com louvor votamos todos no Conexão Master pelo tema largamente discutido. Ousamos destacar as participações de Gilvan Freire, Cecílio Ramalho pelos posicionamentos bem colocados e pesquisados. Nos causou incômodo algumas falas do dr. Ricardo Sérvulo que, em alguns momentos, usava da palavra apenas para dar deixas para o entrevistado se dar bem. Parecido com atores do tipo escada que dão a deixa para o ator principal se destacar. Como jornalistas que somos sempre trabalhamos para extrair respostas e não dar deixas. Isso fica para os assessores de comunicação. No geral Conexão Alex Master 7 a 0 no clone Conexão Arapuan. Pena que a TV Master ainda não está em canal aberto. Quem sabe um dia. Quanto às opiniões político-partidárias nem nos atrevemos a comentar. Cada um fica do lado de interesse próprio. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DUAS EM MENOS DE UMA SEMANA

14h – Neste momento acontece mais uma reunião no Sistema Gregoriano. Mais uma? Sim. É que há 3 dias exatamente, dia 07, aconteceu outra reunião pra discutir os caminhos da TV Arapuan diante dos números do Ibope que estão pra chegar, talvez, ainda esta semana. Isso é o que chamamos de (des) organização. Já dizia o velho sábio: casa que precisa de faxina todo dia é porque não a fizeram corretamente no dia anterior. Será que estão discutindo tudo que foi falado semana passada? Será que estão procurando um “Judas” já agora pra depois vir aquela famosa frase: eu não disse? Ou será mesmo que dessa vez estão tomando algumas providências que realmente vão se efetivar? Para o bem do telespectador esperamos, sinceramente, que assim seja. E já aproveitando da sabedoria popular recorremos a outro velho ditado: panela que muitos se mexem ou fica insosso ou salgado. Estamos de mutuca ligada pra dar o resultado dessa importantíssima reunião no Sistema Gregoriano. Quem quiser que fale de lá, mas no fator reunião eles são craques.

domingo, 9 de outubro de 2011

CONTRA A INDECÊNCIA. QUE VENHAM OUTRAS AÇÕES

Conforme nossa captura, até que enfim algum Ministério desses que a população ainda tem confiança diante de tanta descrença para com os poderes constituídos, atuou fortemente com uma das empresas de comunicação do nosso estado. O que se vem fazendo, em alguns programas televisivos disfarçados de jornalísticos, na Paraíba é de deixar até Chateaubriand remexendo no caixão. E olhe que Chatô não era flor que se cheirasse, não. Nós do Bucho Furado ficamos, de certa forma, aliviados em saber da ação movida pelo Ministério Público Federal contra a TV Correio, o programa Correio Verdade e o apresentador Samuel de Paiva Henrique que usa o a identificação de Samuka Duarte. O que aconteceu e acontece nesse programa que não tem a menor preocupação para com o telespectador, a menor decência para com o ser humano, já merecia, há muito, alguma vigilância e também alguma punição. Os limites estão cada vez mais estendidos e empurrados para lados que parecem mais abismos, tudo por causa da tal liberdade de expressão que nada mais é que a escora para o jornalismo pequeno, sensacionalista, irresponsável que se pratica em nosso estado em quase todos os meios: tv, rádio, site, blog, jornal. Esperamos com toda sinceridade que a ação do MPF siga em frente e realmente tenha um desfecho favorável para o que chamamos de “justiça”. Que cenas como as que foram exibidas do possível estupro de uma criança de 12 anos não sejam mais veiculadas por nenhuma tv local. Salientamos que todas as tvs estavam com as imagens, mas nenhuma delas exibiu na totalidade como fez a TV Correio com o estardalhaço praticado pelo sr. Samuka que até no nome, como consta na ação do PPF, não é totalmente leal para com o seu telespectador já que, ao que parece, não possui “Duarte” como sobrenome. Mas o sr. Samuel deve ser também esclarecido. Esclarecido que o fato de estar à frente de uma câmera não lhe dá o direito de “pintar e bordar” com o sentimento alheio, que o fato de ter um microfone aberto para ele falar o que quiser não o deixa livre do que prevê a lei, que a fama que temporariamente acontece não o faz dono da verdade e da razão. Verdade, razão, moral são conceitos que estão bem longe da linha editorial que se faz presente na Correio, no Correio Verdade, nas palavras do sr. Samuel. Às vésperas da divulgação do Ibope vale tudo por uns pontos a mais. Ou alguém acredita que eles queriam fazer jornalismo com a veiculação do estupro? Que outras ações sejam abertas e concretizadas tanto na Correio como nas outras emissoras que se atrevam a trilhar os caminhos da indecência. Ao nosso leitor uma informação: as tvs que não veicularam as imagens do estupro é porque decidiram pela preservação da DECÊNCIA; no caso a TV Cabo Branco e a TV Tambaú já que a Arapuan e a Clube exibiram algumas cenas. Estamos de olho!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TV SEM SINAL CONSEGUE FAÇANHA

Nada de Ginga (aquela engenhoca que inventaram na UFPB pra fazer interatividade na tv), nada de programa no ar. Não tem pauta, não tem reportagem. Nada disso. A TV CAISINAL UFPB consegue fazer simplesmente uma grande façanha para o mundo televisivo. Sem nehuma produção no ar, há mais de um mês, ela emplaca mais de 5 mil adesões no Facebook. Milhares de vezes mais que telespectadores. Ops. E pra serve uma televisão? Quem é o público de uma tv que pretende ser tv? Respondemos: o telespectador. Mas na Universidade Federal da Paraíba é diferente. Será que conseguiram implantar o sinal da TV sem sinal no Facebook? Isso sim é novidade, é inovação. Atenção Correio, Cabo Branco, Tambaú, Clube, Arapuan e principalmente a Master que tem inovação tecnológica no mundo televisivo paraibano. Coloque sua tv no Facebook e pronto. Não precisa produzir nada. É só usar a internet. O que será dos futuros profissionais do Curso de Comunicação que devem ter a TV Universitária como “sala de aula” também? Estamos de olho e esperando pra ver.


*** As pérolas da semana estão logo abaixo com palmatória e tudo.

REUNIÃO NA ARAPUAN. CHAMEM UMA LAVANDERIA

Tem um bocado de “diretor” de tv que tá de cabeça quente com o resultado do Ibope que está pra sair nesses dias. Como todo mundo já está esperando, o horário do meio dia deve emplacar novamente o Correio Verdade apresentado pelo prefeitável Samuka Humildadepura Duarte. E como reflexo disso, nesta quarta, houve uma reunião (mais uma) tipo lava roupa suja no Sistema Gregoriano pra, na realidade, tentar empurrar nas costas de alguém a culpa da possível falência dos programas da casa principalmente o Cidade em Ação. Foi tanta roupa suja que uma lavanderia não daria cabo. Mas o que está por trás de coisas desse tipo? Simples falta de planejamento, resultado de arroubos, de decisões impensadas e tomadas nas conturbadas emoções desencadeadas com a queda vertiginosa na audiência. Resultado de arrumações mal feitas de sobe e desce de jornal, de falta de profissionalismo, de falta de amadurecimento televisivo. Poderíamos até perdoar se a Arapuan ainda estivesse comemorando seu primeiro aniversário, mas não é bem assim. Como diz a rádio peão do Sistema Gregoriano, tem muita estrela na constelação, mas brilho que é bom... Numa coisa o pessoal da TV Arapuan já é especialista que é em fazer reunião. Tem reunião pra decidir quase nada sobre coisa alguma de 15 em 15 dias ou de acordo com o humor da direção. O diretor pitizeiro é que deve adorar pra soltar seus pitis feito metralhadora. E pelo andar da carruagem vai dar TV Correio na ponta, mesmo porque a investida no Jota Pastor Jr não vem dando muito resultado não. É só dar uma passadinha no Terceirão e no Mercado Central pra ver as tvs sintonizadas no horário. Não serve de pesquisa, mas de termômetro sim. Ao contrário do que se imaginava o prefeito de Bayeux, na Arapuan, não votou a brilhar como antes. Alguém duvida? Estamos de olho!!!

*** Surpresas nas Pérolas logo abaixo.

PÉROLAS NOSSAS DE ALGUMAS SEMANAS

Desde as primeiras postagens nossas e com a repercussão das Pérolas da Semana todas as sextas, resolvemos brindar os nossos mais fieis seguidores e aqueles também que só dão uma olhadinha no blog, de vez em quando, pra arranjar algum motivo pra não concordar conosco. O leitor deve estar esperando aquelas surpresas de Fabiano Épramimoupraeu?, Emerson Hajadente , Samuka Humildadepura, Águia, ou até Laiz Caradebolacha, Edilane Neandertal, mas nada. Hoje a homenagem das pérolas é nossa pra nós mesmos. Nesses 9 meses de uma gestação diária de brincadeiras sérias com nossa profissão, resolvemos fazer a nossa palmatória. Abaixo alguns escorregões nossos que já foram devidamente colocados em pauta com todas as penitências possíveis para diminuir o máximo de erros no Bucho Furado. Uma coisa todo mundo precisa reconhecer: nós assumimos nossos escorregões, enquanto alguns colegas...

- 30/09 – escrevemos no twitter “faca sega” que na realidade é “faca cega”
- Dia 19/09 – Colocamos em xeque o verbo “manter” na terceira pessoa do plural como sendo “mantém” quando a conjugação é na realidade “mantêm”
- 08/06 – confundimos o substantivo “despensa” com o verbo “dispensa”
- 04/03 – escrevemos Miaramar em vez de Miramar
- 03/03 – escrevemos Spilberg em vez de Spielberg

Como dá pra perceber, nós até que cometemos alguns errinhos nesses 9 meses, mas nada comparado aos atentados que registramos às sextas com plural e singular em casamento atropelado, uso de pronomes, principalmente o “mim” e o “eu”, de forma incorreta e outros atentados à nossa Gramática. Se alguém pensa que não existe cobrança na redação do Bucho Furado está muito enganado. Aqui, contra todos os psicopedagogos, a palmatória fica em cima da mesa. Estamos de olho também em nós!!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PLANTÃO DA CIDADE PRECISANDO DE CORRETOR

Conforme nossas capturas, nesta quarta, a produção da TV Tambaú está precisando urgentemente de um corretor de Português. Descuido com uma simples revisada nas digitações antes de veicularem. No telejornalístico apresentado pelo nosso colega Alexandre Coronago, os erros foram expostos nas legendas de duas reportagens. Na reportagem sobre a greve do Fisco veicularam legenda com referência a uma possível greve dos policiais civis e na reportagem a respeito de um corpo encontrado em estado de decomposição, esqueceram a primeira sílaba o que modificou totalmente o sentido da informação. Composição é o inverso de decomposição. Atenção Coronago, dê uma puxada de orelha no pessoal da Tambaú e siga o nosso conselho de indicar uma penitência no santuário do Santo Protetor da nossa Língua o São Francelino, ou ainda no reduto da beata Zarinha pra todo mundo de lá. Essa medida requer urgência. Estamos de olho!!!

DOBRADINHA NO PB1

Será que a pressa ainda vai imperar na hora de postar a informação em nossos sites jornalísticos? E até quando? A pressa inimiga da revisão, pelo jeito, continua impregnada em muitas redações do nosso estado e no portal PB1, nesta quarta, o placar foi de 2 a 0 contra o portal. Estenderam a regra do antes de “P” e “B” se escreve “M” para também antes do “C”, além de terem desfalcado o café da manhã do governo do estado em dois acentos. O agudo obrigatório na vogal “E” e o til também obrigatório para que a “MANHÔ não vire manha. Será que é porque o café do Palácio do Governo é meio ralo? Ou terão oferecido São Braz? Será também que tinha algum político esperando cafuné logo pela manhã pra deixar de manha? Estamos de olho!!!

DOBRADINHA TAMBÉM NO MAIS PB

Solidário com o concorrente PB1, o portal Mais PB fez dobradinha também nos descuidos com nossa Língua Pátria nesta quarta. O que será que significa “APOVA” em destaque na nossa captura? Que correria é essa que também faz esquecer o conectivo “E” que deveria estar presente entre o governo e a Assembleia? Que escorregões como estes sirvam de alerta para nossa classe jornalística. Se a gente começar a aceitar errinhos “bestas” como estes, daqui a pouco vamos nos acostumar e outros erros mais grosseiros também serão aceitos. Estamos de olho!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONEXÕES DE SEGUNDA

Ao sintonizarmos os programas políticos desta segunda mais uma surpresa sem surpresas. O Conexão Arapuan, clone do Conexão Master, trouxe nada mais nada menos que o homem mais difícil de se ver e ouvir nas nossas emissoras de rádio e tv, principalmente no Sistema Gregoriano e no Sistema Correio: o governador Ricardo Coutinho. Conforme escala de revezamento exposta na porta do Conexão Arapuan, apresentado pelo nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres (com um pouquinho de gel pra segurar o toldo), já estava na hora da convocação do governador. A próxima já deve ser daqui a uns 30 ou 40 dias só pra falar da data do segundo turno das eleições de, ainda, 2010. Alguém pode até achar que é “peitica” nossa com o programa da Arapuan, mas conforme captura nossa, abaixo, no twitter tem telespectador que não aguenta mais tanta assessoria disfarçada de programa televisivo. Do outro lado mais uma possível assessoria governamental no Conexão Alex Master, apresentado pelo nosso colega Alex Metro Filho, com o vice-governador Rômulo Tácheinho Gouveia. Pelo menos a produção do Conexão Master teve a esperteza de focar no novo partido que Rômulo é o presidente na Paraíba. Esperamos que Rômulo não tenha ficado no mesmo desconforto que é submetido quando no estúdio do Conexão Arapuan com aquela cadeirinha de bar. Nas duas conexões os mesmos temas batidos e rebatidos que remoem nossos ouvidos há alguns meses. Será que na próxima semana Ricardo estará na Master e Rômulo na Arapuan? Vamos aguardar pra ver. E como as conexões de segunda estiveram “nas mãos” do palácio ficamos sem votar. No finalzinho um diferencial se fez com os posicionamentos balizados dos colegas Cecílio Ramalho e Gilvan Freire sobre a possível privatização do Hospital de Trauma. Estamos de olho!!! Borramos o nome do autor pra que ninguém depois encare a opinião dele como sendo "coisa de oposição". Ninguém aguenta mais esse discurso, mas ele continua vivo e repetitivo.

UM “LOBO” SOLITÁRIO PELO IBOPE

Muitos alardes foram feitos sobre a vitória da 98FM na pesquisa do “conceituado” instituto de pesquisas Ibope. Completamente aceitável pelo vencedor que aproveita a maré alta pra se auto promover e tentar assegurar essa liderança por mais tempo, apesar de perder a classe de um vencedor. Mas não poderíamos deixar de destacar a grande vitória do repórter Vinícius Henriques no horário das 5h às 6h da Arapuan FM na qual o radialista obteve a expressiva audiência de 49 pontos. Número que deixou as outras bem atrás. Qual seria o segredo de Vinícius que, sozinho na locução, alcançou tal patamar? Estaria ele usando de expressões sensacionalistas? Estaria ele se movendo pelo sofrimento alheio sem o menor senso de civilidade humana como outros colegas de profissão fazem? Respondemos. Não. O programa de Vinícius Henriques trata apenas de deixar o ouvinte informado das notícias policiais que serão destaque no decorrer do dia. Fica aqui o nosso reconhecimento pelo trabalho do repórter policial e sua equipe solitários na emissora que nem na segunda colocação está. Que essa postura seja copiada e ampliada a outras emissoras. Pelo bem comum. Estamos de olho!!!

PRESSA PEGA O MAIS PB

O pessoal do portal Mais PB estava ligadinho no Conexão Alex Master desta segunda para terça (22h a 1h) e nem esperou o vice-governador Rômulo Gouveia terminar a frase pra postar o que nós imediatamente capturamos. Para nós não importa a troca de Trócolli (e ele que pedia pra ninguém trocar seu voto, trocou o dele), mas a pressa inimiga da revisão que pegou em cheio o redator do Mais PB. Claro que minutos depois eles fizeram a correção. O que eles não contavam era com a nossa astúcia, a nossa rapidez. Apesar de todo o cuidado que está em prática nas redações paraibanas, depois da aparição do Bucho Furado, ainda conseguimos capturar algumas escorregadas como esta acima. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PELO BEM DOS QUE AINDA VÃO CHEGAR

Não está nos objetivos deste blog, fazer quaisquer divulgações sobre eventos, cursos, palestras e coisas do tipo. Caso contrário, já teríamos enchido nossas postagens com releases que nos chegam por email. Mas na preservação do bom aprendizado e do bom jornalismo, resolvemos fazer a divulgação do Curso de Produção em TV oferecido pela Codisma da UFPB. A Cooperativa Cultural Universitária está com inscrições abertas para o Curso de Produção de TV com o nosso colega de profissão Jornalista e Radialista Bob Vagner que já foi professor do Depto. de Comunicação da UFPB e hoje integra a equipe da TV Universitária. No Curso serão abordados temas como TV Digital (mitos e verdades), enquadramentos de câmera, usos de microfones em reportagens, gravações de textos, coletas de imagens, princípios da edição de imagens e o que nós consideramos mais importante que é o relacionamento e os procedimentos que devem ser considerados/adotados numa emissora de televisão. Mais informações pelos telefones da Codisma: 3244-2161, 8820-2095 e 9914-0666. Um dos motivos que nos faz divulgar esse curso é que no tempo em que estivemos no Curso de Comunicação da UFPB não nos foi oferecida uma disciplina que abordasse esses temas tão relevantes para um bom desempenho quando no mercado de trabalho. Em nossa opinião um complemento para outras disciplinas dos cursos de Rádio e TV e Jornalismo da UFPB. Estamos de olho também nos futuros profissionais.